Sexta-feira, 16 de Novembro de 2018  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Há novos avanços científicos sobre a Ria
2010/11/04

As Jornadas da Ria de Aveiro 2011, agendadas para os dias 2, 3 e 4 de Maio é uma organização do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar CESAM que «pretende apresentar os principais avanços técnicos e científicos que se têm verificado nos últimos anos sobre o ecossistema da Ria de Aveiro e sobre os seus recursos».

É uma organização 26 anos depois das primeiras Jornadas da Ria de Aveiro, organizadas pelos municípios em 1985 mas o CESAM diz em comunicado «que o presente contexto de ordenamento e gestão do território marinho e terrestre do ecossistema lagunar da Ria de Aveiro cria a oportunidade ideal para esta reunião».

Outro objectivo das jornadas é identificar «as principais lacunas no conhecimento necessário para a implementação das várias políticas, planos e programas de ordenamento e de conservação que se aplicam ao território da Ria de Aveiro, os quais pressupõem um apoio à decisão baseado num forte conhecimento científico e tecnológico».

São três temas nucleares - Ciência e Tecnologia, Socioeconomia e Ordenamento e Gestão

Ciência e Tecnologia - «Este tema pretende fazer uma síntese da informação disponível sobre os desenvolvimentos científicos e tecnológicos relevantes para a Ria de Aveiro»

Aplicações SIG e detecção remota
Alterações climáticas
Biotecnologia
Ecologia
Modelação
Processos biogeoquímicos
Processos sedimentares e morfodinâmica
Riscos e poluição

Socioeconomia - «Pretende-se apresentar e discutir as oportunidades e os constrangimentos dos ocupações existentes e futuras, nos territórios marinhos e terrestres da Ria de Aveiro e suas áreas adjacentes».

Actividades portuárias
Agricultura e agropecuária
Aquicultura
Economia ambiental
Impactos da actividade humana (interacção)
Salinicultura
Turismo (recreio e lazer)

Ordenamento e Gestão - «Pretende abordar questões ligadas ao ordenamento do espaço marinho, à compatibilização de usos e actividades, e harmonização das diversas estratégias ambientais e socioeconómicas e ainda, à governação do estuário».

Áreas protegidas
Impactos e riscos
Metodologias de ordenamento
Obras de engenharia
Políticas, planos e programas de gestão e planeamento

Enviar por email  Imprimir
Vasco
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind