Segunda-feira, 19 de Novembro de 2018  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Ciclo de Palestras da República
2010/10/23

A Câmara Municipal de Aveiro promove um Ciclo de Palestras alusivas à temática da República nos dias 26 de Outubro, 3 de Novembro e 7 de Dezembro, às 18.00 horas, no Museu da Cidade de Aveiro.

26 de Outubro, às 18.00 horas, no Museu da Cidade com o tema “A Ditadura de 28 de Maio de 1926 e o Fracasso da 1.ª República” que contará com a intervenção de Manuel Loff.

3 de Dezembro, às 18.00 horas e no Museu da Cidade de Aveiro, decorrerá a sessão “Do Ideário Liberal para o Processo Republicano” por Henrique Fernandes Tomás Veiga.

7 de Dezembro, pelas 18.00 horas, no Museu da Cidade de Aveiro, com Carlos Campos que falará sobre “Os Efeitos da Implantação da República sobre a Toponímia Local / A Toponímia Republicana Local”.

Manuel Loff lecciona História Contemporânea desde 1997 na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde é Professor Associado e membro do Departamento de História e Estudos Políticos e Internacionais. É investigador do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa.
Doutorou-se pelo Instituto Universitário Europeu (Florença) com uma tese de que resultou, em 2008, o livro «O nosso século é fascista!» O mundo visto por Salazar e Franco (1936-1945) (Porto: Campo das Letras).
Em 1996 publicou Salazarismo e Franquismo na Época de Hitler (1936-1942). Convergência política, preconceito ideológico e oportunidade histórica na redefinição internacional de Portugal e Espanha (Porto: Campo das Letras).
Este ano de 2010, publicou, em co-autoria com Sofia Ferreira, Insubmisso à tirania. A cidade durante a ditadura, vol. 14 de História do Porto (Porto: QuidNovi), e coordenou o volume Resistência. Da alternativa republicana à luta contra a ditadura (1891-1974) (s.l.: Comissão Nacional para a Comemoração do Centenário da República), catálogo da exposição com o mesmo nome que, sempre com Teresa Siza, comissariou no Centro Português de Fotografia. Em 2006 coordenou, com Mª da Conceição PEREIRA Portugal, 30 anos de Democracia (1974-2004) (Porto: Editora da Universidade do Porto, 2006), e em 2000, conjuntamente com Iva DELGADO, António CLUNY, Carlos PACHECO, Ricardo MONTEIRO, De Pinochet a Timor Lorosae. Impunidade e Direito à Memória, Lisboa: Fundação Humberto Delgado/Edições Cosmos.
Tem investigado em História política, ideológica e social do século XX, dedicando-se nos últimos anos a projectos na área da construção social da memória da opressão, particularmente centrado no caso salazarista, ou das experiências da sua superação, como o período revolucionário português de 1974-76, designadamente usando procedimentos de História Oral.

Enviar por email  Imprimir
Vasco
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind