Domingo, 18 de Novembro de 2018  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Director Artístico do Teatro Aveirense demitiu-se
2010/10/21

É uma «decisão irreversível, ponderada e que reflecte a total falta de condições (...) a pouco mais de dois meses do início de 2011, a tutela não assumiu qualquer posição relativamente ao próximo ano, não me tendo chegado até agora qualquer informação concreta quanto ao orçamento disponível», afirma Pedro Jordão em comunicado.

Em termos financeiros, aponta para um valor elevado da dívida da Câmara ao Teatro. «A redução do apoio da Direcção Geral das Artes face ao habitual foi um claro agravante mas, reconheça-se, é apenas uma pequena parte do problema, principalmente se considerarmos os avultados valores em dívida pela Câmara Municipal de Aveiro ao Teatro Aveirense».

As informações que obteve nos últimos tempos não foram animadoras. «Apontam para a indisponibilidade da tutela em alterar positivamente o financiamento do Teatro Aveirense, o que torna lógico que seja a actividade a sofrer mudanças radicais». Sendo assim, a sua presença no cargo «não fará qualquer sentido» e quanto à solidariedade «repetidamente verbalizada não corresponderam acções efectivas» e sendo assim a demissão «é a resposta possível à inacção da tutela».

Sem dinheiro, «qualquer planeamento tem sido desde há muito impossível». Diz que para a decisão tomada pesou não confiar «na capacidade de resposta da tutela aos graves problemas que o Teatro Aveirense atravessa, depois de um ano em que falhou em encontrar soluções ou até em cumprir as expectativas mínimas, como o cabal cumprimento do Contrato-Programa 2010 ou um putativo reforço financeiro que nunca chegou e que seria essencial, principalmente quando este quadro difícil é uma herança do ano passado, já aí por incumprimento do respectivo Contrato-Programa».

De resto diz que balanço de um ano é «muito positivo» . Deixando alguns resultados refere que face ao mesmo período em 2009, regista neste momento um aumento de receitas na ordem dos 20% e de espectadores na ordem dos 15%.

Enviar por email  Imprimir
Vasco
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind