Segunda-feira, 12 de Novembro de 2018  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
AdRA investe 16,3 milhões em Vagos
2010/10/13

A Águas da Região de Aveiro (AdRA) e a Câmara de Vagos assinaram esta quarta-feira um acordo de cedência de posição contratual com a autarquia, assegurando obras no concelho num valor total de mais de 6 milhões de euros.

A empresa «tem já em curso ou asseguradas obras em Vagos num valor de 6,9 milhões de euros, do total de 16,3 milhões que vai investir até 2015 neste concelho».

O concurso público para esta empreitada foi promovido pela Câmara Municipal, que agora passa a sua posição contratual para a AdRA. Para além do presidente do município, Rui Cruz a assinatura do contrato já contou com o novo presidente do Conselho de Administração da AdRA, Manuel Fernandes Thomaz.

Trata-se de um investimento abrange os sistemas de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais, que vão servir mais de 4800 pessoas».

Segundo o acordo de cedência de posição contratual hoje assinado com a Câmara Municipal de Vagos, a AdRA assume, nomeadamente, o contrato de empreitada “Drenagem de Águas Residuais e Pluviais da Zona Sul do município de Vagos”. À AdRA cabe agora gerir a empreitada conjunta, garantindo os custos relativos a águas residuais, enquanto o município fica responsável pelos custos relativos a redes de águas pluviais.

No âmbito deste contrato, em três anos, vão ser aplicados 2,64 milhões de euros na rede de drenagem de águas residuais e 1,86 milhões de euros para drenagem de águas pluviais. Os 31,3 km de rede construída, as três estações elevatórias e os 1236 ramais vão servir mais de três mil pessoas.

Outras empreitadas vão também ser garantidas pela AdRA. Foram já subscritos os contratos de cedência da posição contratual pela autarquia para a segunda fase da Rede de Drenagem de Águas Residuais em Boco e Ouca, bem como em Covão do Lobo. No primeiro caso (Boco e Ouca) estão em causa 845 mil euros, para chegar a mais de 650 pessoas, e, em Covão do Lobo, vão ser aplicados um total de 983 mil euros, de forma a beneficiar mais de 750 pessoas. As duas empreitadas têm um prazo de execução de dois anos.

Além disto, em curso estão já a primeira e a segunda fase da ampliação da rede de drenagem de águas residuais em Vagos, num montante de cerca de 700 mil euros. Obras que vão levar o saneamento a cerca de três centenas de clientes, contribuindo para a melhoria das condições ambientais da região.

Para a ajuda ao financiamento de todas estas obras, a AdRA apresentou candidatura ao POVT – Programa Operacional para a Valorização do Território.

A AdRA gere, desde Maio último, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais dos concelhos de Águeda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Sever do Vouga e Vagos.

Durante os primeiros cinco anos de actividade, o Plano de Investimentos inicial da AdRA é superior a 125 milhões de euros, para a expansão e remodelação de infra-estruturas.

Enviar por email  Imprimir
ÒuvidÓ na TV
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind