Quinta-feira, 25 de Abril de 2024  Negócios   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Azeméis na PoolNet-Portuguese Tooling Network
2010/09/20

Azeméis vai integrar entidade ligada à competitividade do sector dos moldes

O município de Oliveira de Azeméis solicitou esta segunda-feira, na abertura da Semana dos Moldes, a adesão à Associação «PoolNet-Portuguese Tooling Network», entidade que gere o «Pólo de Competitividade Engineering&Tooling» que tem por missão concretizar o Plano Estratégico para a indústria portuguesa de moldes e ferramentas especiais.

«Há que estar atento e olhar para áreas importantes como as dos componentes e preço, nunca prescindindo da inovação e da procura de novos mercados», disse o presidente da Câmara, Hermínio Loureiro, concelho onde o sector dos moldes lidera a lista dos maiores empregadores.

«A autarquia pretende dar o seu contributo ao importante sector dos moldes, auxiliando nas suas principais linhas estratégicas», justificando assim o pedido de adesão da autarquia àquele organismo, criado em 13 de Outubro de 2008.

Na abertura da iniciativa, o autarca destacou a importância do sector para a economia do país e a competitividade que caracteriza os moldes portugueses.

«Somos dos melhores entre os melhores», disse Hermínio Loureiro, considerando que «se todas as indústrias fossem como a dos moldes seguramente Portugal seria um país mais desenvolvido, mais equilibrado e ainda mais competitivo».
Segundo o autarca, o reforço da imagem económica do país no contexto internacional está ligado à «forte vocação exportadora» relacionada com a indústria dos moldes.

«No mundo haverá poucos países e poucas empresas a trabalhar com a qualidade que as indústrias de moldes trabalham», disse, reforçando que «essa posição é fruto da aposta na formação que permite elevados níveis de produtividade».

«Nos moldes somos líderes mundiais mas não podemos cruzar os braços e, por essa razão, temos de procurar sempre melhorar e apostar na investigação e no desenvolvimento continuando a aproximar o sector das universidades», disse.

«Nunca podemos deixar de olhar para a vocação exportadora da indústria dos moldes sendo necessário trabalhar em parceria pois juntos somos mais fortes e mais respeitados», sustentou.
Leonel Costa, presidente da Cefamol, defendeu que a aposta no conhecimento é a «chave» para a estratégia de Portugal se afirmar, no sector dos moldes, como uma «grande referência mundial de alta precisão e de qualidade».

Segundo Joaquim Meneses, presidente do Centimfe, a Semana dos Moldes 2010 assume-se como «uma iniciativa importante para dar continuidade ao Plano Estratégico para os moldes».

«É importante o sector continuar a investir na investigação», defendeu.
A PoolNet pretende reforçar a visibilidade e posicionamento estratégico da indústria portuguesa no mercado global através do registo e valorização da marca colectiva «Engineering&Tooling From Portugal».

A Semana dos Moldes – uma organização Associação Nacional da Indústria de Moldes (Cefamol), Centro Tecnológico da Indústria de Moldes (Centimfe) e PoolNet – arrancou esta tarde, em simultâneo nas cidades de Oliveira de Azeméis e Marinha Grande.

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind