Sábado, 17 de Novembro de 2018  Desportos   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Miss Sumol Cup - Ana Sarmento vence no surf
2010/08/30

Ana Sarmento sagrou-se vencedora da competição de surf, este domingo com ondas de 0,5 metro, realizando o seu melhor resultado de toda a prova (13.10 pontos)

“Foi um campeonato óptimo para mim”, disse a surfista de Ericeira na vitória naquela que foi a 4ª etapa da LigaProSurf feminina, competição que até ao momento regista vencedoras diferentes em cada uma das etapas já realizadas. “Comecei devagarinho, sempre a melhorar, porque é isso que interessa, chegar à final nas melhores condições. Ainda não tinha ganho no Nacional este ano, por isso foi bom”.

Com este triunfo, e quando estão realizadas quatro das oito provas que constituem o campeonato nacional, Ana Sarmento reforça o 3º lugar na classificação geral provisória, agora liderada por Maria Abecasis, que na prova de Ílhavo terminou em segundo lugar, a 3.27 da vencedora. No terceiro posto da prova da Costa Nova ficou Carina Duarte, que durante todas as anteriores fases da competição obteve as melhores notas, mas que na final acabou por não conseguir estar ao mesmo nível (pontuou apenas 9.83). Nas meias-finais, a atleta do Ericeira Surf Clube estabeleceu o melhor «score» da prova, com 14.67 pontos, que é igualmente o melhor resultado alcançado até agora na LigaProSurf 2010 feminina.

Com o terceiro lugar de Ílhavo, Carina Duarte coloca-se na segunda posição do campeonato a apenas 40 pontos de Maria Abecasis. No quarto lugar da prova de surf do Miss Sumol Cup ficou Francisca Sousa, que, pelos resultados das fases anteriores, acabou por ser a surpresa da final, uma vez que era mais previsível a presença da campeã nacional em título Joana Rocha na final a quatro. Contudo, a atleta da Costa de Caparica impôs-se à experiente atleta do Estoril, não conseguindo depois melhor do que o quarto e último posto da final, com 4.17 pontos.

“As ondas estavam mais pequenas, pelo que estava mais difícil de vermos algum surf de qualidade, contudo houve algumas atletas que continuaram a destacar-se este domingo, que foi o caso da Ana Sarmento, da Carina Duarte e da Maria Abecasis, as que tiveram melhores prestações”, sustentou no final Pedro Barbosa, director-técnico da prova, rematando: “Creio que ganhou a atleta que fez melhor surf, se bem que foi renhido”.

Nos dois dias de competição foram surfadas 278 ondas, tendo a vencedora Ana Sarmento realizado, nas meias-finais, a onda mais pontuada (8.00).

Nota ainda para a aveirense Margarida Novo que, apesar de ter sido eliminada logo na 1ª Fase, conquistou a organização, que lhe atribuiu o prémio Miss Simpatia, uma tradição do Miss Sumol Cup muito estimada pelas atletas.

Melhores do Mundo na praia amanhã A partir desta segunda-feira até quarta-feira, o Bodyboard toma conta da praia da Costa Nova, com a realização da competição que integra o ETB (European Tour of Bodyboard), contando ainda pontuação para o Circuito Mundial. Como tem acontecido ano após ano desde 2005 são esperadas na praia ilhavense as melhores bodyboarders do Mundo, grupo que integra algumas portuguesas. Para além disso, muitas atletas nacionais aproveitam a prova do Miss Sumol Cup para competir ao mais alto nível, juntamente com a nata do circuito mundial.

Uma dessas bodyboarders de topo que, uma vez mais, faz questão de estar presente no Miss Sumol Cup é Mayla Venturin, que considera a prova ilhavense “super-legal, porque nos valoriza muito e é feita para nós”.

A brasileira só tem encómios para a prova da praia da Costa Nova, pois o destaque dado às atletas é total, o que é sempre estimulante para quem compete e também para as novas bodyboarders.

“É uma prova super-interessante para nós e incentiva as meninas a participar e a competir”, defende Mayla, assumindo-se como uma espécie de porta-voz do bodyboard feminino e expressando um desejo: “Nós todas desejamos muito que esta prova faça parte do circuito mundial”.

Destacando o facto de “há vários anos estar presente” no Miss Sumol Cup, a brasileira que chegou a Portugal no segundo lugar do «ranking» mundial, espera “chegar à final, ter uma boa participação e fazer bom surf”, confessando ainda: “Espero agora poder conquistar o título, algo que ainda não consegui nestes anos todos”.

Enviar por email  Imprimir
Vasco
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind