Quarta-feira, 24 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Ministro contra negócio da Universidade de Aveiro
2003/02/23

O Ministro da Ciência e Ensino Superior contesta a compra do estádio Mário Duarte pela Universidade de Aveiro à Câmara de Aveiro por 2,5 milhões de euros e apresentou o assunto na Assembleia da República.

Pedro Lynce acha que a altura é desfavorável, devido à contenção financeira nos estabelecimentos de ensino superior.

Contudo, a Reitora Helena Nazaré já disse que a aquisição será feita com verbas próprias da Universidade.

Para o Ministro, aquela aquisição não é uma necessidade. Actualmente, o estádio é utilizado pelo Beira Mar, que disputa a Superliga de futebol e prepar a mudança para o estádio do Euro’2004, em construção em Taboeira.

Os 2,5 milhões de euros é uma parte do financiamento da construção do estádio.

Num momento anterior, o presidente da Câmara, Alberto Souto, já se pronunciou sobre esta contestação ao negócio por parte do Ministro, considerando que prejudica o processo de financiamento do novo estádio. Esclarecendo, disse que a compra do estádio Mário Duarte à Câmara "não é nenhum frete".

Novo empréstimo à votação na Assembleia

A Câmara de Aveiro aprovou no dia 20 de Fevereiro um novo empréstimo à banca, de 7,5 milhões de euros, por um prazo de 20 anos, para financiar a construção do estádio

O empréstimo a contrair pela Câmara, necessita de aprovação da Assembleia Municipal.

A sessão da Assembleia, que inclui este assunto na ordem de trabalhos, tem início na próxima sexta-feira.

O custo total do estádio está estimado em 55 milhões de euros.

Enquanto isso, a Inspecção Geral de Finanças pretende investigar as Câmaras que estão a construir os estádios do Euro’2004.

Segundo o Semanário Económico, a tutela das Finanças, da Ministra Manuela Ferreira Leite, quer saber se as autarquias estão ou não a desviar verbas para outros objectivos, provenientes de empréstimo bancários, e que deveriam ser para o Euro’2004.

A Câmara de Aveiro será uma das câmaras a investigar.

Entretanto, o estádio do Euro conheceu um outro momento esta semana. Um dos quais respeitante ao processo relativo ao plano de segurança durante os jogos, tendo gerado alguma polémica a ausência da Câmara de Aveiro numa reunião no Governo Civil.

Em declarações ao JN, Alberto Souto, considerou que a presença da autarquia justificava-se e o Governador Civil, José Manuel Leão disse que a Câmara irá participar noutros encontros sobre o mesmo assunto.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind