Sexta-feira, 26 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Parque da Sustentabilidade pode ser «alterado»
2010/07/19

Os projectos da Parceria para a Regeneração Urbana do Parque da Sustentabilidade «não estão aprovados, podem ser alterados e corrigidos nos seus aspectos mais polémicos«, concluiu a Comissão Petição pelo PdS do movimento cívico Amigosd’Avenida depois de uma reunião com Ana Abrunhosa, Vice-Presidente do Programa Mais Centro e Bernardo Campos, Secretário Executivo do Eixo II do Programa Mais Centro.

Houve uma «grande disponibilidade da Gestão do Programa Mais Centro para conversar com a Câmara de Aveiro e com os parceiros sobre as questões críticas», diz o comunicado difundido.

Segundo concluíram da reunião, «ainda não há nenhuma operação aprovada, pelo que cada um dos projectos irá merecer uma avaliação rigorosa do respeito pelos princípios da candidatura, do regulamento das Parcerias para a Regeneração Urbana e do cumprimento dos Instrumentos de Gestão Territorial em vigor».

Do encontro, os Amigos destacaram dois dos projectos em causa, concretamente, a construção da estrada no meio do jardim do bairro do Alboi e a ponte pedonal no canal central.

Sobre a estrada, «qualquer alteração à candidatura apresentada (nomeadamente a Via do Jardim do Alboi, não prevista inicialmente) tem de ter o acordo de todos os parceiros e tem de ser objecto de um pedido de reprogramação sujeito a aprovação da Comissão Directiva do MaisCentro». O movimento diz que «isso significa que a Via proposta para o Jardim do Alboi tem de ser efectivamente discutida por todos os parceiros antes de ser submetida à avaliação da Comissão Directiva do Programa, que irá validar o seu enquadramento nos princípios da candidatura».

Quanto à ponte «tendo em conta as dúvidas manifestadas relativamente à sua localização, pertinência e articulação com o Plano de Urbanização do Polis Aveiro, vai ser solicitado um parecer à CCDRC para avaliação da sua conformidade com os planos em vigor».

O movimento deu conta aos gestores do MaisCentro sobre a «ausência de um debate público sobre propostas do PdS (por parte da Câmara)» e os dois elementos que reuniram com o movimento de Aveiro mostraram «disponibilidade para mediar o diálogo com a CM de Aveiro e para auscultar os diversos parceiros».

Admite-se a possibilidade de realização de um fórum de debate sobre o PRU do PdS, «eventualmente em Setembro, tendo os Gestores do Programa Mais Centro demonstrado disponibilidade em participar nesse evento».

A comissão soube ainda que a Câmara «teve um ano após a aprovação da candidatura para amadurecer os projectos (que submeteu recentemente), pelo que teve tempo mais do que suficiente para envolver os cidadãos na construção das soluções e para as explicar, justificar e debater».

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind