Segunda-feira, 24 de Setembro de 2018  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Nomeada para Jovem Investigador em Psicologia
2010/07/13

Sandra Soares, docente e investigadora na área da Psicologia do Departamento de Educação da Universidade Aveiro é a única portuguesa e uma das quatro nomeadas para o prémio de Jovem Investigador em Psicologia do ano de 2010, atribuído pelo Swedish National Committee for Psychological Sciences da Royal Swedish Academy of Science.

A esta academia cabe anualmente a responsabilidade de decidir sobre as personalidades merecedoras de distinção com o Prémio Nobel.

Foi nomeada pela Secção de Psicologia do Departamento de Neurociência Clínica, do Instituto Sueco Karolinsk. Uma nomeação relacionada com o trabalho de investigação que realizou no âmbito do seu doutoramento, no Instituto Karolinska, que investigou o modo como o medo dirige a atenção para a ameaça.

Segundo Sandra Soares, os estudos revelaram que «os estímulos com uma marcada carga evolutiva, como é o caso das cobras, representam uma ferramenta de excelência para o acesso aos sistemas neurofisiológicos associados ao medo e que estes resultados têm implicações ao nível da intervenção psicológica em diversas perturbações que envolvem o fear system, tais como as fobias». O resumo sobre o estudo alvo da nomeação pode ser lido aqui

INFO UAA investigadora e docente da Universidade de Aveiro não tem dúvidas acerca da boa nova que representa esta nomeação e diz considerá-la «o reconhecimento de um percurso pautado pela dedicação e rigor conceptual e metodológico», traduzindo ainda «a excelência da orientação dos Professores Arne Öhman (Instituto Karolinska) e Francisco Esteves (CIS-IUL)».

O resultado do prémio para o qual Sandra Soares foi nomeada será revelado no Outono do presente ano.

Sandra Cristina Oliveira Soares, 34 anos, é licenciada em Psicologia Clínica e Mestre em Terapias Comportamentais e Cognitivas. Iniciou o seu percurso como docente e investigadora no ano de 2000, na Universidade Lusófona, em Lisboa. No ano lectivo e 2008/2009 integrou a Universidade de Aveiro, onde, na licenciatura em Psicologia, lecciona as disciplinas de Metodologia de Investigação em Psicologia, Psiconeuroimunologia e Psicologia Social.

Enviar por email  Imprimir
ÒuvidÓ na TV
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind