Quinta-feira, 20 de Setembro de 2018  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
João Aidos novo Director-geral das Artes
2010/07/12

João Aidos é o novo Director-Geral das Artes, foi anunciado esta segunda-feira.

O novo director regional foi director artístico do Teatro Aveirense e fundador da Efémero - Companhia de Teatro de Aveiro.

Substitui Jorge Barreto Xavier, que se demitiu na sexta feira passada, alegando divergências com a Ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas.

O Ministério da Cultura valoriza a «vasta experiência e reputação no meio cultural português, ligado a inúmeros projectos no âmbito da Rede Nacional de Teatros e Cine-Teatros, gestor, programador, produtor e engenheiro projectista com profunda ligação à rede e tecidos culturais em todo o território nacional». A tutela espera «uma nova estratégia que permitirá uma nova atitude e nova abordagem das problemáticas que afectam o sector cultural, quer no contexto circunstancial actual, quer no planeamento a médio e longo prazo».

Recorda a coordenação e autoria de projectos de execução de recuperação e construção, nomeadamente, Teatro Aveirense, Cine-Teatro Alba (Albergaria-a-Velha), Teatro José Lúcio da Silva (Leiria), Teatro Virgínia (Torres Novas), Teatro Municipal de Faro, Teatro-Cine de Fafe, Oficina Municipal da Cultura (Coimbra), Teatro Garrett (Póvoa do Varzim), Espaço Oficina (Guimarães), entre outros.

Além da direcção artística do Teatro Aveirense, e fundador da Efémero também fundou a Acta, Companhia de Teatro do Algarve e «várias redes de programação nacionais e internacionais, entre muitos outros projectos ligados à consultoria, planeamento cultural e gestão de projectos».

Integrou vários Júris de apoio às artes do MC, assim como na área das indústrias criativas. Foi ainda professor do ensino secundário, ensino superior, formador e actor de teatro e cinema.

Com licenciatura em teatro e especialização em estudos teatrais, era actualmente director artístico do Teatro Virgínia e geria alguns projectos ligados ao mapeamento/planeamento e programação cultural no território, no âmbito de várias candidaturas ao QREN.

Enviar por email  Imprimir
ÒuvidÓ na TV
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind