Sexta-feira, 29 de Março de 2024  Negócios   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
As 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada
2010/07/12

Os quatro produtos gastronómicos do concelho voltaram a estar em destaque e a reunir centenas de apreciadores este fim-de-semana.

A III Gala das 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada ficou marcada pela apreciação do vinho tinto da marca, lote de 2008, durante o habitual jantar de degustação, pela apresentação do lote de 2009, e pela entrega dos títulos aos 24 candidatos deste ano. Uma marca que, neste terceira edição do evento, mostrou a sua solidez e maturidade.

Água, pão, vinho e leitão. Quatro produtos gastronómicos de referência do concelho da Mealhada que já não se podem dissociar. Três anos depois do lançamento da marca registada pela Câmara Municipal, o balanço é muito positivo. A marca é reconhecida no mercado, é facilmente identificável, continua a ganhar força, já tem dois produtos associados e está agora entregue à recém-criada Associação Maravilhas da Mealhada.

Um amadurecimento que ficou evidente na III Gala das 4 Maravilhas, que juntou mais de 300 pessoas no Cine-Teatro Municipal Messias. Os 24 candidatos ao título (23 desses renovações) receberam os elementos distintivos relativos à qualificação do júri, numa noite pautada pelo humor do apresentador João Baião e pela alegria do público presente, que aplaudiu o apresentador, os dançarinos do Drama & Dance, os músicos dos Desbundixie, os candidatos à marca e os criadores do projecto.

“Este projecto não pretende ser um certame com os produtos da região, mas sim uma aposta na valorização dos produtos gastronómicos do nosso concelho. Queremos ser um destino gastronómico e sei que todos juntos podemos ir longe”, referiu a vice-presidente da Câmara, Filomena Pinheiro, acrescentando que “a criação do vinho 4 maravilhas é uma manifestação do que pode ser o projecto”. “Este é o primeiro filho do projecto”, concluiu.

A vice-presidente avançou ainda que já está lançado um novo desafio para a valorização dos produtos gastronómicos do concelho. “Desafiámos a Escola Profissional Vasconcellos Lebre a criar um curso de cozinha e outro de mesa e bar. Um curso que permita não só o saber fazer, mas também o saber servir”, acrescentou Filomena Pinheiro, realçando a importância do “bem servir” para a boa imagem da gastronomia do concelho e lembrando que esse é um dos critérios de avaliação dos candidatos pelo júri das 4 Maravilhas.

Já o presidente da Câmara da Mealhada encerrou a cerimónia realçando que “este é um dos projectos mais relevantes” do concelho. “É uma marca que a Câmara registou e que apenas alguns, que cumpram os critérios do júri, podem utilizar. Quando as pessoas vêem este símbolo, esta marca, sabem que estes produtos são de qualidade. Têm a certeza de estarem a ser bem servidos”, conclui Carlos Cabral, agradecendo a todos os que, de uma forma ou de outra, “acreditam e apoiam” este projecto.

Vinho das 4 Maravilhas foi saboreado durante o jantar
A água, o pão, o vinho e o leitão brilharam ainda no jantar de degustação que reuniu cerca de 150 pessoas na tenda montada ao lado do Cine-Teatro Municipal Messias. Um jantar que ficou marcado pela apreciação do vinho das 4 Maravilhas, lote de 2008, que foi apresentado há um ano, na segunda edição do evento.

O vinho 4 Maravilhas 2008 resulta da colheita dos oito produtores do concelho e foi criado pelo enólogo Rui Reguinga. Trata-se de um vinho de 13,5 vol. de álcool, que conjuga três castas de carácter distinto, vinificadas no concelho da Mealhada e consagradas ao longo dos ano: a Baga, Touriga Nacional e Syrah. O seu preço de venda ao público já está estipulado (16 euros), mas quem usufruir do cartão da marca consegue um bom desconto no produto.

Entretanto, durante a cerimónia, foi apresentado o vinho de 2009, que tem a assinatura do enólogo Anselmo Mendes. O jantar ficou ainda marcado pelo corte do bolo de aniversário do projecto, protagonizado pela vice-presidente da Câmara, Filomena Pinheiro, ao som dos “Parabéns a Você”, tocados pela banda Desbundixie, e das palmas das 150 pessoas presentes. - Comunicado da Câmara da Mealhada

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind