Terça-feira, 18 de Setembro de 2018  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Movimento quer parar projecto da Câmara
2010/07/12

O movimento cívico Amigos d’Avenida quer parar o projecto Parque da Sustentabilidade da Câmara de Aveiro sugerindo uma «profunda reponderação política sobre este processo técnico com opções de investimento muito discutíveis» e considerando que é um «dever da Assembleia Municipal «reavaliar os conteúdos e a oportunidade dos projectos e dos investimentos previstos».

O PdS é um projecto de intervenção urbana em Aveiro, entre o Canal Central e a Rua das Pombas, passando pelo Alboi, Baixa de Santo António e parque municipal, com um orçamento de 14 milhões.

Uma petição questiona uma série de projectos do PdS, designadamente a construção de uma estrada pelo meio do jardim do Bairro do Alboi e a construção de uma ponte pedonal sobre o Canal Central.

O debate na Assembleia Municipal de Aveiro sobre a petição foi interrompido na sexta-feira à noite e continua esta segunda-feira, 12 de Julho, às 20:00h. Os «Amigos» dizem que «é fundamental criar um consenso político entre os partidos, para evitar que este processo, que foi levantado por cidadãos, se transforme numa ‘disputa político-partidária’».

Está em causa, segundo o movimento, «casos altamente lesivos dos interesses dos cidadãos e da cidade, do respeito pelos valores básicos que o projecto afirma defender (sustentabilidade, parceria e participação dos cidadãos) e dos princípios de bom planeamento».

Segundo o movimento de cidadãos, é necessário «abdicar de alguns investimentos para que o projecto possa ganhar qualidade e sustentabilidade permitiria que o projecto e a sua liderança ganhassem um enorme capital de compreensão e aceitação e asseguraria que o dinheiro que a autarquia poupasse (e que pode ascender a mais de 500.000€) pudesse ser aplicado em projectos verdadeiramente estratégicos!».

Uma decisão que abriria «um novo capítulo deste projecto, criando as condições para mobilizar o enorme capital cívico que esta controvérsia gerou para uma intensa participação na construção da PRU do Parque, transformando este processo num exercício exemplar de construção de uma política de cidade!».

Enviar por email  Imprimir
ÒuvidÓ na TV
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind