Sexta-feira, 26 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Escultura ao vivo de três blocos de mármore
2010/07/07

Um «atelier aberto de escultura» vai poder ser admirado na Universidade de Aveiro a partir desta quinta-feira junto à ponte pedonal que liga o Campus de Santiago da Universidade de Aveiro ao Crasto.

Às 18:00h, o Reitor da UA vai abrir oficialmente o trabalho que os escultores Paulo Neves, Isaque Pinheiro e Volker Schnüttgen que vão, ao vivo, desenvolver sobre três blocos de mármore oferecidos à Universidade pela empresa Calemar, de Vila Viçosa.

A iniciativa é organizada pelo Departamento de Geociências e está integrada na acção «A cara e o correr da pedra - arte, ciência e técnica» no âmbito do programa Geologia no Verão do Ciência Viva.

Segundo comunicado da UA, «a cidade e a comunidade académica estão convidadas a seguir o desenrolar dos trabalhos que, para além da vertente artística, não esquecem a ciência e a técnica. É que a geologia da exploração mineira condiciona a estrutura e arquitectura da pedreira e para arrancar o mármore são fundamentais as operações de desmonte por corte ou serragem, a carga e o transporte».

Paulo Neves nasceu em Cucujães, Oliveira de Azeméis, em 1959 e frequentou o Curso de Pintura da ESBAP. Entre 1978 a 1981 conviveu e trabalhou com diversos artistas em vários países da Europa. O autor das esculturas em pedra instaladas no relvado junto ao edifício da Reitoria da UA, ganhou já vários prémios e está representado em inúmeras colecções nacionais e estrangeiras

Isaque Pinheiro nasceu em Lisboa, em 1972 e o seu trabalho já foi dado a conhecer em inúmeras exposições individuais e colectivas em Portugal e no estrangeiro. Este artista está representado nas colecções: Fundação PLMJ, Centro Galego de Arte Contemporânea, Fundação Caixanova e Museu de arte contemporânea da Bienal de Cerveira

Volker Schnüttgen (Alemanha) nasceu em 1961 e realizou em Sintra o seu primeiro projecto em Portugal. Em 2008 completou mestrado em Multimédia da Arte na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Autor de diversos projectos, conta já no seu currículo com um conjunto de prémios.

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind