Segunda-feira, 19 de Novembro de 2018  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Universidade estimula economia do mar
2010/06/25

Investigadores do Laboratório Associado Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) da Universidade de Aveiro (UA) e de outras 12 instituições da região Norte de Portugal e da Galiza, reúnem esta sexta-feira na UA, para «discutir os avanços do projecto RAIA - Observatório Oceânico da Margem Ibérica».

O grupo é constituído por elementos que são « líderes da oceanografia desta região atlântica», segundo a UA que considera a RAIA um «projecto estruturante», liderado pelo MeteoGalicia (serviços meteorológicos da Galiza) e financiado pelo programa POCTEP, com fundos FEDER, com um orçamento próximo dos 3,6 milhões de euros.

O objectivo fundamental é a «implementação de uma rede de observação oceânica transfronteiriça que permita consolidar a oceanografia operacional na margem Ibérica, criando novas oportunidades científicas e tecnológicas que estimulem a economia do mar».

O projecto baseia-se na importância económica das actividades desenvolvidas na costa ibérica, tais como o transporte marítimo, o lazer e a pesca, e pretende prevenir acidentes marítimos, através do fornecimento de informação, serviços e produtos gerados pelo Observatório.

A UA contribui com «aplicações de modelação oceânica, fornecendo, a toda a margem ibérica, modelos de previsão operacional de correntes, temperaturas e salinidades, sendo modelos usados para a «resolução de problemas práticos».

A UA também diz que «a consolidação das infra-estruturas dedicadas a observação do meio marinho situará a região costeira do Norte de Portugal e da Galiza entre as regiões mais observadas e modelizadas».

Mais informações aqui

Enviar por email  Imprimir
Vasco
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind