Terça-feira, 25 de Setembro de 2018  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Universidade e Brisa reforçam relação
2010/04/28

A Universidade de Aveiro e a Brisa Inovação e Tecnologia assinam esta quinta-feira, dois protocolos de colaboração para o reforço da parceria na investigação, às 10:30h, na Sala do Senado do edifício da Reitoria.

Participam o Reitor, Manuel Assunção e o Presidente do Conselho de Administração da Brisa Inovação e Tecnologia, António Nunes de Sousa, o Coordenador do pólo de Aveiro do Instituto de Telecomunicações, José Neves, e o Administrador Delegado da Brisa Inovação e Tecnologia, Jorge Sales Gomes.

Os protocolos irão reforçar a colaboração iniciada em 2005 entre a Brisa e o Pólo de Aveiro do Instituto de Telecomunicações, com “vista ao desenvolvimento de competências e à transferência de conhecimento em Tecnologias Inteligentes de Comunicação aplicadas às infra-estruturas de transporte e aos veículos”.

O projecto Antena DUAL, para a investigação e concepção de uma antena de comunicações para cobrança electrónica de portagens (Via Verde) e que corresponde à primeira unidade concebida e desenvolvida em Portugal, é um dos projectos tecnológicos desenvolvidos no âmbito da parceria entre a Brisa e o Instituto de Telecomunicações.

Também já desenvolveram o projecto WAVE VII - Vehicle Infrastructure Integration, pioneiro a nível mundial que permite a comunicação entre veículos, e entre veículos e a infra-estrutura rodoviária.

Dá resposta ao esforço de aproximação, quer da Europa, quer dos Estados Unidos, ao elevado potencial desta tecnologia, através da criação dos requisitos tecnológicos necessários à demonstração de tecnologia de comunicação veícular.

Segundo comunicado da Universidade, «a inovação na Brisa foi construída, na última década, com base no modelo original de inovação em rede, que promove uma simbiose criativa e produtiva entre a empresa e os seus parceiros, entre os quais se conta a Universidade de Aveiro».

Para António Nunes de Sousa, presidente do Conselho de Administração da Brisa Inovação, “através da ligação estabelecida com as universidades, a Brisa pretende dinamizar o conhecimento nacional, promover competências científicas e tecnológicas e funcionar como um catalisador da inovação em Portugal”.

Os projectos em desenvolvimento com a Universidade de Aveiro constituem, para a Brisa, um importante contributo para o seu projecto de auto-estradas “inteligentes”, na vertente de segurança rodoviária e de gestão de tráfego, representando, da mesma forma, um importante papel na internacionalização do know how nacional.

Para Carlos Pascoal Neto, Vice-Reitor da Universidade de Aveiro, "esta parceria com a Brisa, no âmbito do projecto Auto-estradas inteligentes, constitui um importante reforço da missão da Universidade no eixo da cooperação com a sociedade, nomeadamente ao nível de transferência de conhecimento para o tecido empresarial – área em que a Universidade de Aveiro tem assumido, desde a sua criação, um papel pioneiro em Portugal".

Enviar por email  Imprimir
ÒuvidÓ na TV
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind