Terça-feira, 25 de Setembro de 2018  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Águas de Aveiro faz primeiros investimentos
2010/04/26

A nova empresa AdRA - Águas da Região de Aveiro vai investir 650 mil euros na ampliação e renovação da rede de abastecimento de água aos lugares de Castelões, Presas e Espinheiro, na freguesia de Silva Escura, em Sever do Vouga, segundo o acordo de cedência assinado esta segunda-feira com a Câmara.

É à AdRA, segundo comunicado, que compete, a partir de 1 de Maio, «garantir a gestão integrada dos serviços de abastecimento de água para consumo público e de saneamento de águas residuais urbanas, nos nove concelhos que já aderiram na região de Aveiro».

O concurso público para esta empreitada foi lançado pelo município de Sever do Vouga, «mas a posição contratual da autarquia passa para a AdRA, no âmbito da nova parceria com o Estado português e oito outros municípios do distrito de Aveiro».

A AdRA assinou também esta segunda-feira o contrato de empreitada com a Construtora Paulista, com um montante de investimento de 649.572,85 euros, sem IVA. Num prazo de execução de 540 dias, vão ser construídos 17,8 km de rede na freguesia de Silva Escura, perto de 500 ramais domiciliários e um reservatório com 300 m3, aumentando a taxa de cobertura da rede em 4%.

Segundo explica o presidente do Conselho de Administração da AdRA, Sérgio Hora Lopes, “esta é a primeira empreitada de um plano de investimentos amplo, (…) nos primeiros anos de actividade para expansão e remodelação da rede nos concelhos que constituem a parceria e para assegurar a qualidade e fiabilidade do serviço de saneamento e abastecimento de água, a AdRA vai investir 125 milhões de euros”.

Para o presidente da Câmara de Sever do Vouga, Manuel da Silva Soares, “esta empreitada vem garantir a qualidade do serviço, de forma mais eficiente, e vem trazer água à casa de mais pessoas, e água com qualidade controlada em continuidade, analisada várias vezes por dia, em vários pontos da rede. Esta obra é mais um passo para a melhoria da qualidade de vida em Sever do Vouga”.


INFO Águas da Região de Aveiro - Os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais dos concelhos de Águeda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Sever do Vouga e Vagos passam, a partir de 1 de Maio, a ser prestados pela AdRA – Águas da Região de Aveiro, S.A. Na dianteira a nível nacional e a acompanhar a tendência europeia, a nova entidade assume como princípio uma estratégia de sustentabilidade e ecoeficiência, em benefício do consumidor e do meio ambiente, para assegurar de forma regular, contínua e eficiente a qualidade dos serviços de água na região.

A AdRA surge na sequência do primeiro contrato de parceria pública, em Portugal, para a gestão integrada dos serviços de abastecimento de água para consumo público e de saneamento de águas residuais urbanas – celebrado a 29 de Julho de 2009, entre o Estado Português e nove municípios da região, que são accionistas, a par da AdP - Águas de Portugal. Em Março deste ano, o município de Ovar solicitou a integração também na parceria e a sua adesão plena deverá será feita ainda no primeiro semestre de 2010.

A cobrir uma população de aproximadamente 342 mil habitantes residentes (2008), a AdRA constitui uma das dez maiores empresas de serviços de água aos consumidores finais do país, quer em número de clientes quer em volume de negócios, e a maior em área de abrangência.

A criação desta parceria permite assim ganhar escala suficiente para captar fundos comunitários e reforçar os investimentos de melhoria do serviço de abastecimento e saneamento, que, isoladamente, os municípios não conseguiriam realizar. Só este ganho de escala torna possível um forte investimento, nomeadamente para tornar o sistema mais fiável, mais eficaz, reduzir fugas e infiltrações nas redes de saneamento e aumentar a ecoeficiência e renovar e estender o sistema de abastecimento e saneamento de águas a mais pessoas e com mais qualidade.

Enviar por email  Imprimir
ÒuvidÓ na TV
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind