Sábado, 22 de Setembro de 2018  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Gabinete de Inserção emprega quatro
2010/04/20

Desde a inauguração do Gabinete de Inserção Social de Aveiro (em finais de Dezembro de 2009) até final de Março foram atendidos 53 pessoas, quinze dos quais foram «encaminhados para potenciais situações de emprego sendo que quatro estão já empregados» e sete «ficarão aptos a criar uma microempresa a partir da obtenção das respectivas carteiras profissionais».

Foram ainda encaminhados 37 utentes para os cerca de 70 Cursos de Formação disponíveis, como por exemplo, Contabilidade e Gestão, com equivalência ao 12º ano, da Associação Industrial do Distrito de Aveiro - AIDA; Pasteleiro-Padeiro e Práticas Administrativas, com equivalência ao 6º ano, da Escola de Formação Profissional de Turismo; Serviço de Bar, com equivalência ao 9º ano, do Fórum Projecto, entre outros.

Sete ingressaram no Curso de Educação e Formação de Jovens com equivalência ao 9º ano e carteira profissional; nove admitidos no Sistema Nacional de Reconhecimento, validação e Certificação de Competências – RVCC, com equivalência ao 9º ano de escolaridade e um com equivalência ao 12º ano; três foram admitidos em Cursos de Formação de nível II e de nível III; seis candidataram-se à frequência do Curso de Educação e Formação de Adultos do Instituto de Emprego e Formação Profissional – IEFP e na Escola Profissional de Aveiro – EPA.

O GIP já obteve 111 ofertas de emprego em várias áreas profissionais mas «apesar da existência destas ofertas de trabalho, foram constatadas insuficiências de alguns candidatos ao nível das qualificações necessárias para as várias funções, pelo que a Autarquia apontou o seu trabalho para a sensibilização para a formação. Além da recepção dos pedidos de várias empresas e entidades, o GIP contactou 16 empresas e entidades sediadas no Concelho de Aveiro, com o objectivo de se constituir uma bolsa de ofertas de emprego».

INFO CMA
O Gabinete resulta de uma parceria entre a Câmara de Aveiro e o Instituto de Emprego e Formação Profissional, e «tem como missão principal fazer face às dificuldades de inserção na vida activa, sentidas pelos cidadãos, de modo a promover um acompanhamento personalizado aos desempregados, com vista à solução dos seus problemas de emprego e formação profissional para a sua inserção ou reinserção profissional».

Através deste serviço o Município procura dar apoio aos munícipes desempregados, ou à procura do primeiro emprego, e que pretendam adquirir formação profissional ou um percurso formativo alternativo ao sistema regular de ensino. Para além do seu contributo a nível de inserção profissional, o GIP tem sido, também, fundamental para a construção de um relacionamento interpessoal baseado na confiança recíproca entre munícipe e Autarquia, uma vez que a maioria dos utentes provêm de agregados familiares desestruturados devido ao desemprego.

O GIP tem uma área de influência geográfica correspondente às freguesias de Eirol, Nariz, Nossa Senhora de Fátima e Requeixo, o Gabinete de Inserção Profissional funciona de segunda a sexta-feira, entre as 9.00 e as 12.30 horas, na sede da Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, onde se encontra uma técnica especializada pertencente aos quadros da Autarquia.

Enviar por email  Imprimir
ÒuvidÓ na TV
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind