Terça-feira, 13 de Novembro de 2018  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
UA reestrutura secundário em Timor
2010/04/17

A Universidade de Aveiro está a conduzir a reestruturação do Ensino Secundário Geral de Timor-Leste e esta sexta-feira o Ministro da Educação João Câncio Freitas, de visita a numa reunião com o Reitor Manuel Assunção salientou a possibilidade do novo currículo do 10º ano entrar em vigor nas Escolas Secundárias em 2012.

«Dentro de um ano, ano e meio, o currículo do 10º ano e os respectivos materiais escolares e guiões de professores estarão prontos, permitindo que o novo currículo seja implementado em 2012. Subsequentemente, até 2014, serão implementados os currículos do 11º e do 12º anos», disse João Câncio Freitas

Os programas curriculares do 10º, 11º, e 12º anos do Ensino Secundário Geral de Timor-Leste estão a ser desenvolvidos por uma equipa da Universidade de Aveiro, coordenada pela docente e antiga Vice-Reitora da UA, Isabel Martins. A esta equipa cabe a elaboração do plano curricular e a construção dos programas das diversas disciplinas e, ainda, os recursos didácticos (manuais escolares para os alunos e guias didácticos para o professor).

O Ministro timorense referiu-se ainda ao já longo e bom relacionamento existente entre a Universidade de Aveiro, o Ministério da Educação e a Universidade Nacional de Timor-Leste (UNTL), dando como exemplo o sucesso dos graduados timorenses formados por esta instituição e ressaltou a resposta positiva dada pela UA à proposta apresentada sobre uma nova modalidade de apoio das universidades portuguesas à Universidade Nacional de Timor-Leste».

Um maior apoio, tanto a nível de ensino como de investigação, por parte das universidades portuguesas, seria de extrema importância, segundo o Ministro.

«Gostaria que cada uma das nossas faculdades tivesse uma cooperação estreita com a respectiva faculdade das universidades portuguesas. Foi este apoio que pedi hoje ao Reitor, Prof. Manuel António Assunção, e fiquei muito impressionado com a sua resposta positiva. O Reitor comprometeu-se a levar o assunto ao Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e ao Presidente da Fundação das Universidades Portuguesas para ver como podem dar seguimento a este nosso pedido de cooperação. Espero ter antes do final do ano, uma resposta do CRUP e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior», disse João Câncio Freitas.

Em resposta ao apoio solicitado pelo Ministro da Educação Timorense para as universidades portuguesas trabalharem numa nova modalidade de cooperação com a UNTL, Manuel Assunção afirmou concordar com a tentativa de se procurar assegurar responsabilidades específicas por cada universidade, tendo em conta as suas respectivas áreas fortes de formação e investigação. «O modelo apresentado pelo Senhor Ministro colheu o meu apoio e irei defendê-lo por me parecer servir melhor a cooperação», assegurou.

O Reitor da UA adiantou, ainda, que João Câncio Freitas desafiou a UA a ajudar na leccionação de Cursos de Especialização Tecnológica em Timor-Leste. «Tentaremos fazê-lo, numa modalidade eventualmente mista de ensino a distância e presencial», avançou, concluindo que o projecto de reestruturação do ensino secundário de Timor-Leste que a Universidade de Aveiro está a levar a cabo é de extrema importância para aumentar o nível de cooperação com Timor-Leste.

Manuel Assunção referiu-se ainda à investigação que tem vindo a ser realizada em Timor por professores e investigadores da Universidade de Aveiro, ao «estudo da genética com implicações do foro médico e forense e, em particular, ao estudo da flora de Timor Leste, com a descoberta de novas espécies, nomeadamente orquídeas, a elaboração de livros sobre as árvores de Díli, com a identificação de eventuais aplicações médicas e, principalmente, com a elaboração, agora em curso, de um herbário digital da flora timorense».

Enviar por email  Imprimir
ÒuvidÓ na TV
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind