Terça-feira, 20 de Novembro de 2018  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Novas instalações para ensino superior
2010/04/13

Os alunos da licenciatura em Tecnologia e Design de Produto e dos vários Cursos de Especialização Tecnológica, ministrados pela Escola Superior Aveiro Norte (ESAN), em oliveira de Azeméis vão ter instalações novas e definitivas no final de 2011.

Em Setembro último foi assinado um protocolo entre a Câmara e a Universidade de Aveiro, seguindo-se a apresentação do projecto do novo edifício desta Escola Politécnica, a instalar na Quinta do Comandante, propriedade da autarquia.

As salas de aula, salas de reuniões, oficinas, biblioteca, laboratórios, incluindo a unidade laboratorial de interface com as empresas, gabinetes de professores e espaços de apoio vão ocupar uma área aproximada de 4 mil m2.

A nova Escola é, segundo o Pró-Reitor Claudino Cardoso «um passo decisivo na oferta de formação superior técnica e especializada, e na afirmação da Universidade de Aveiro, como importante parceiro nas políticas de desenvolvimento de uma Região do país, em franco progresso».

Para o Presidente da Câmara, Hermínio Loureiro, «o projecto da Escola Superior Aveiro Norte é um projecto estruturante para o município de Oliveira de Azeméis, em particular e, em geral, para a Região de Entre o Douro e Vouga, uma «grande oportunidade e um grande desafio quer para a Região de Entre Douro e Vouga, quer para a Universidade de Aveiro».

A Escola Superior Aveiro Norte foi criada a 8 de Outubro de 2004 e oferece um conjunto de cursos superiores e pós-secundários de natureza técnica e profissionalizante.

INFO UATrata-se de uma Escola Superior Politécnica vocacionada para sectores de actividade económica com grande importância na economia regional e nacional: moldes, componentes automóvel, metalomecânica, calçado, cortiça, etc. Privilegia áreas de saber tais como o design e desenvolvimento de produto, a organização industrial e as tecnologias e sistemas da produção. A sua actividade é fortemente apoiada pelo recurso às tecnologias, aos sistemas e aos serviços de informação e comunicação.


Com o forte apoio e empenho das várias autarquias e empresas da região, em torno da Escola foi dinamizada uma Rede de Unidades de Formação Especializada, especialmente vocacionada para a oferta pós-secundária de Cursos de Especialização Tecnológica. Esta rede está hoje presente na maioria dos concelhos do Norte do Distrito de Aveiro e materializa juntamente com a Escola aquilo que normalmente se designa por Programa Aveiro-Norte.

Este Programa foi objecto de um Contrato Programa com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que muito contribui para a consolidação da oferta formativa pós-secundária e para a criação das condições adequadas ao lançamento dos cursos superiores de que Tecnologia e Design de Produto constituiu o primeiro desafio no ano lectivo de 2005/2006, sendo hoje frequentado por um total de 120 alunos.

A par dos 94 alunos que estão actualmente a frequentar os cinco CET que funcionam na ESAN, em Oliveira de Azeméis, 122 outros alunos frequentam os seis CET que, sob a responsabilidade da ESAN, funcionam fora da Escola, em cinco concelhos diferentes».

Enviar por email  Imprimir
Vasco
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind