Sexta-feira, 29 de Março de 2024  Negócios   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
UA recebe gurus na área do Turismo
2010/03/09

O congresso «Investigação em Turismo: O Estado da Arte e Perspectivas de Futuro», o maior congresso científico na área organizado em Portugal, vai trazer a Aveiro mais de 700 participantes internacionais e sete keynote speakers de renome internacional, na Universidade Aveiro entre 10 e 13 de Março.

Um encontro para discutir também a investigação e a produção científica realizada em Portugal, no âmbito de programas de mestrado e doutoramento. Para além da componente científica, a INVTUR 2010 integra a BiT - Bolsa de Inovação em Turismo.

Na actual conjuntura de crise económica, «o turismo pode, se devidamente enquadrado em novas políticas económicas, apoiar a economia nacional a sair da crise. O turismo é um sector fortemente exportador, e é de mão-de-obra intensiva. Tal significa que o turismo pode ser utilizado, a curto prazo, como um elemento estratégico para apoiar Portugal a crescer economicamente, e acelerar a criação de novos postos de trabalho», segundo comunicado.


A Turismo Centro de Portugal associou-se à Universidade de Aveiro na promoção e dinamização de um dos mais importantes eventos na área do conhecimento em turismo, investigação e inovação realizados em Portugal no ano 2010, que se vem afirmar como palco privilegiado para a discussão sobre a investigação em turismo, nomeadamente a produção científica realizada ao nível de programas de mestrado, doutoramento e projectos de investigação.

Dirigida não apenas à comunidade académica mas também a empresários, investidores, organizações e entidades públicas e privadas que operam no sector, e técnicos da administração pública, esta iniciativa conta com a presença de keynote speakers do topo mundial (Chris Cooper, John Tribe, Dimitrios Buhalis, Geoffrey Wall, Alan Fyal, Alfonso Vargas-Sanchéz, Lionello Punzo) e de comunicações oriundas de outros países, que darão dar a conhecer o estado da arte e as tendências da produção científica realizada na área do turismo noutros países.

Os maiores gurus internacionais e nacionais da área do turismo estarão na UA, a universidade portuguesa com maior produção científica na área do turismo, para discutir novas formas de se crescer economicamente na área do turismo, de se reflectir na melhor forma de se inovar e se tornar mais competitivo na área, e no papel que os centros de investigação devem ter na criação de maior competitividade no sector do turismo.

A escala que este Congresso assumiu irá fazer deste evento o maior Congresso alguma vez realizado em Portugal sobre Investigação Científica, e Educação e Formação na área do turismo, e a sua interacção com o mundo das empresas e organizações da área do turismo: estão inscritas mais de 700 pessoas; estarão presentes sete oradores (keynote speakers) de topo mundial e os maiores especialistas nacionais das diferentes universidades e institutos politécnicos de todo o país; vai ser publicado um número especial da Revista de Turismo e Desenvolvimento, com três Volumes, 196 trabalhos de 335 autores, oriundos de 25 países; a Comissão Cientifica do evento integra todas as Universidades Portuguesas e os maiores institutos politécnicos da área do turismo em Portugal; mais de 70 Doutores de vários países procederam à revisão dos artigos.

Para além da componente científica, o INVTUR 2010 integra uma Bolsa de Inovação em Turismo (BiT) http://www.ua.pt/event/invtur2010/PageText.aspx?id=9956. Na BiT estarão presentes cerca de três dezenas de empresas/instituições que tenham vindo a ganhar vantagens competitivas através da incorporação de conhecimento produzido em centros de investigação. Estas empresas serão apresentadas como «Best-Practices» nacionais na área do turismo. A ideia central é demonstrar que a investigação e o conhecimento desenvolvido nas Universidades Portuguesas pode ser aplicado ao mundo das empresas e organizações, trazendo-lhes vantagens comparativas e apresentarem novos modelos de negócios para o sector. Pretende-se incentivar uma parceria público-privada muito forte, e demonstrar que o sector do turismo nacional necessita de inovar e integrar conhecimento para se poder posicionar em força na plataforma internacional do turismo.

Mais informações sobre esta iniciativa podem ser consultadas em http://www.ua.pt/event/invtur2010/

Nesta altura, «contrariamente ao que seria de esperar, e em contra-ciclo com o elevadíssimo potencial existente no nosso país, o sector do turismo não tem evoluído da forma mais positiva. O número turistas tem diminuído, as despesas médias têm decrescido, Portugal tem descido nos rankings mundiais do turismo, e o país encontra-se a perder a sua posição competitiva».

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind