2010/02/24 A ponte pedonal que a Câmara de Aveiro escolheu para atravessar o Canal Central entra esta quarta-feira à noite no debate político, na sessão da Assembleia Municipal com início às 20:30h.
O movimento cívico Amigosd'Avenida participa no 'Período antes da ordem do dia', apresentando as conclusões de um debate realizado a semana passada, um encontro no qual foram apontadas as vantagens do atravessamento do canal, ligado o Rossio e o Alboi, mas com impacto visual negativo significativo.
Após esta intervenção as bancadas partidárias deverão pronunciar-se sobre a escola da autarquia.
Numa comunicação à Assembleia, o presidente da Câmara refere que a ponte «facilita a mobilidade e reforça a segurança dos peões, em especial porque surge como alternativa ao atravessamento da Praça Humberto Delgado. Lembre-se, também, que esta é uma ponte muito útil para unir o centro citadino e aproximar duas zonas de forte actividade económica, com expressão na hotelaria, restauração e comércio». Por isso, se considera que esta é também uma ponte de passagem para o futuro da economia local». Este ponto não há grande contestação.
Mas há oposição ao que Élio Maia diz a seguir: «Quanto à imagem, Élio Maia adiz que «o concurso internacional para o desenho da ponte teve em atenção a sensibilidade do contexto paisagístico, para procurar assegurar que a arquitectura da obra seja uma mais valia visual e um factor de atracção turística». |