Sexta-feira, 19 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
- Subida dos combustíveis não é argumento - BE
2009/12/21

A Comissão Coordenadora da Concelhia do Bloco Esquerda de Aveiro recusa o argumento da subida dos custos dos combustíveis para justificar o aumento dos preços dos transportes públicos, aprovado pela Câmara.

O Vice-Presidente da autarquia, Carlos Santos refere-se a um aumento dos custos de produção associados a um aumento de 15% do preço do gasóleo desde Janeiro até 10 Novembro do presente ano mas o BE diz que já se passou «por um pico especulativo do preço dos combustíveis bem mais acentuado entre Julho e Junho de 2008, com o barril de Brent perto dos 150 dólares, e que, desde essa altura, os tarifários não sofreram a redução inerente ao fim desse mesmo pico, sendo que actualmente o barril de Brent está aproximadamente nos 75 dólares».

O Bloco diz ainda que «os aumentos propostos pelo executivo são bastante acima do aumento dos salários e da inflação média, tal como já acontecera no ano passado. A autarquia aveirense contribui assim para a carestia de vida e para as dificuldades sentidas pelos aveirenses.
O aumento dos tarifários é, em geral, um acto de irresponsabilidade social e, em particular neste momento de crise social, uma irresponsabilidade redobrada».

O BE conclui que «sendo o objectivo do executivo privatizar a MoveAveiro, as suas politicas são já de mercantilização deste serviço público ao direccionarem a empresa não para o serviço público, mas para o ganho de dividendos à custa de necessidades sociais básicas».

Considera estranho que apesar de ser referida uma descida nos passes 4-18 e Sub23 da MoveBus destinados aos jovens em idade estudantil de 24,70 para 16,24 euros, em documento anexado no site da CMA se possa constatar a proposta de aumento de 24,70 para 25,90 euros».

Uma discordância que é uma «manobra de diversão de última hora para encobrir o aumento generalizado das tarifas nos diversos serviços prestados pela MoveAveiro».

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind