Quarta-feira, 16 de Outubro de 2019  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Obras de beneficiação entre Estarreja e Murtosa
2009/11/10

A Estradas de Portugal iniciou as obras de beneficiação da Estrada Nacional 109-5, entre a Ponte da Varela e Estarreja, numa extensão de cerca de 9 Km, cadjudicada por 3,7 milhões de euros e tem um prazo de execução de 270 dias.

Um dos aspectos mais relevantes da intervenção é a construção de pistas cicláveis em toda a extensão do arruamento, uma «obra estruturante para a implementação física da política de mobilidade ciclável local e regional, conforme preconizado nos Projectos Murtosa Ciclável, ao nível do Concelho da Murtosa, e CicloRia, que congrega os Municípios da Murtosa, Ovar e Estarreja».

Trata-se da principal via de ligação entre os municípios que «contemplará, fundamentalmente, a beneficiação do piso, a construção de ciclovias e a transformação, em rotundas, da maioria dos actuais cruzamentos».

Na área do Concelho da Murtosa, onde se desenvolve a maior parte da intervenção (mais de 6km), serão construídas rotundas no entroncamento com Rua do Esteiro, ligeiramente a sul dos “Pinheiros do Mancão”, mesmo no início das casas; no actual cruzamento semaforizado, no Esteiro, conhecido como o “cruzamento do Carrelha”; no entroncamento com a via de acesso ao centro da Vila da Murtosa, nos Adeixos; no cruzamento com a Rua da Levegada de Sedouros, junto às bombas de gasolina da GAPOR; no acesso à Zona Industrial da Murtosa e no cruzamento que marca o limite com o Concelho de Estarreja. Será igualmente melhorada a actual rotunda existente junto à estação elevatória do Chão do Monte.

A empreitada de beneficiação da EN 109-5 prevê a execução de ciclovia de ambos os lados da estrada, entre Estarreja e a futura rotunda do Esteiro, sendo que, a partir desse ponto e até à Ponte da Varela, a pista ciclável será construída apenas do lado nascente da via, por imposição do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICN-B).

Quando estiver concluída, a obra possibilitará a circulação, em segurança, dos ciclistas, desde Estarreja até à Praia da Torreira.

Enviar por email  Imprimir
Papa
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind