Quinta-feira, 25 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Candidata denuncia «enriquecimento ilícito»
2009/06/16

A «primeira ideia forte» que a candidata do Bloco de Esquerda à Câmara de Aveiro apontou esta terça-feira à noite foi o «combate à corrupção, a participação dos cidadãos e transparência» mas questionada sobre haver ou não corrupção na autarquia da maioria PSD/CDS-PP, disse que «existe especulação imobiliária e não existe transparência do executivo camarário e a especulação dá azo a enriquecimento ilícito que a lei não criminaliza».

Catarina Gomes, de 34 anos, uma antropóloga, docente da Universidade de Aveiro, tentando esclarecer melhor disse que «a lei não diz que o enriquecimento ilícito é corrupção» mas questionada se a actividade da Câmara de Aveiro está envolvida em casos de enriquecimento ilícito, respondeu afirmativamente, e disse que é por via da especulação imobiliária. A Câmara, disse ainda, «tem um executivo que baseia a sua actividade na especulação imobiliária».

Afirmou ainda que a «especulação imobiliária e a política de habitação são frequentemente ilícitas» com «metástases ao nível camarário».

A candidata defendeu também que abertura das decisões políticas aos cidadãos e não apenas às «elites cristalizadas, é de todos» e posicionou-se contra o que designou de «democracia de acessos, pela lealdade partidária, pessoal».

Por isso falou em «transformação da relação com o poder» para os cidadãos conseguirem ter o «controlo democrático das suas vidas» implicando uma «participação colectiva».

A candidata disse que deve ser feita uma «defesa intransigente dos serviços públicos, a vertente prática dos laços sociais. Por isso está contra a privatização da água, transportes, e escolas, que faz «perder o controlo democrático sobre o que afecta as nossas vidas». Com as privatizações, «o direito transforma-se em consumo, a política privatiza-se, facilita a desresponsabilização e passamos de cidadãos a consumidores».

O programa apresentará propostas para uma «política social de habitação, na água defende a proposta de 50 litros grátis para cada cidadão com taxação progressiva, na saúde, o reforço da comissões de utentes na saúde». Mas o programa «não está terminado, encontra-se bastante avançado, em construção», disse Catarina Gomes.

A concelhia do BE apresentou apenas o primeiro nome da lista de candidatos à Câmara, concorrente às eleições autárquicas do próximo mês de Outubro. Num momento seguinte apresentará os restantes nomes, assim como para a Assembleia Municipal e para as juntas de Freguesia.

Em Outubro o BE apresentará candidaturas a mais de metade das assembleias de freguesia (de um total de 14). Nas eleições de 2005, elegeu um elemento para a Assembleia Municipal e um para a Assembleia de Freguesia de Cacia.

Segundo o líder da concelhia, Nelson Peralta, diz que o Bloco está «preparado para todos os cenários, para ser oposição ou governar».

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind