Quinta-feira, 25 de Abril de 2024  Negócios   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Como podem as Universidades apoiar as PME
2009/05/28

A Câmara de Aveiro promove, no auditório do Parque de Exposições de Aveiro, um Seminário sobre «O Papel das Universidades na promoção da inovação e apoio às PME’s», a 4 de Junho, entre as 09h00 e as 12h00.

Fernando Rocha participa na iniciativa com a apresentação de uma intervenção, pelas 10h30, sobre «Como podem as Universidades apoiar as pequenas e médias empresas?».

Este seminário é o culminar da reunião de trabalho que tem início no dia 3 com o grupo de trabalho envolvido no projecto «Fin-Urb-Act» e que, em 2008, a cidade de Aveiro integrou. Esta rede alargada de cidades europeias tem como principal objectivo fomentar o empreendorismo e o apoio as PMEs.

Co-financiado pelo programa URBACT, o projecto tem por base uma rede de cidades onde se incluem: Aachen (Alemanha), Gijon (Espanha), Gliwice (Polónia), Galati (Roménia), Leipzig (Alemanha), Edimburgo (Reino Unido), Roma (Itália), Reims (França), Aveiro (Portugal) e Linz (Austria).

O objectivo do Município de Aveiro será desenvolver um Plano de Acção Local que vá ao encontro das necessidades das PMEs e que fomente o empreendorismo.

Já foi criado um Grupo de Acção Local que conta com a presença das seguintes entidades: a Comissão de Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-Centro), a DGOTDU (Direcção Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano), o Conselho Empresarial do Centro, a Universidade de Aveiro, a Associação Nacional dos Jovens Empresários, a Associação Industrial do Distrito de Aveiro, a Associação Comercial de Aveiro, o IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Medias Empresas), o BPI e a GRUPUNAVE. Para além destes organismos contamos ainda com a Escola Profissional de Aveiro e a Escola Secundária José Estevão.



A estratégia que será preparada em conjunto com os restantes parceiros do Grupo de Acção Local irá abordar as seguintes temáticas: instrumentos Financeiros de apoio às PMEs; plataforma de cooperação institucional com a Banca para apoio ao empreendorismo e PMEs; incubação de Empresas; fomento do Empreendorismo na Educação e mecanismos de Apoio Financeiro ao Comércio.

Programa

09h00: Recepção dos Participantes

09h30: Sessão de Abertura com Gonçalo Caetano Alves – Vereador da Câmara Municipal de Aveiro, Manuel Laranja – Assessor do Gabinete de Coordenação Nacional da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico, Ana Abrunhosa – Vice-Presidente da CCDR-Centro, Pedro Matias – Vice-Presidente do IAPMEI, Ribau Esteves - Presidente da “Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro” e um representante da Direcção Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano

10h30: O papel das Universidades na promoção da inovação e apoio às PMEs Moderador: Thomas Fiedler
Oradores: Paulo Nordeste, INOVARIA: “De que forma é que as Universidades podem representar uma oportunidade para as empresas?”Fernando Rocha, Vice-Reitor da Universidade de Aveiro: “Como podem as Universidades apoiar as pequenas e médias empresas?”
Borges Gouveia, CEC: “Ensinar o empreendorismo”

12h00: Conferência de Imprensa

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind