Quinta-feira, 25 de Abril de 2024  Negócios   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Importância do Francês nas relações empresariais
2009/05/18

A Área de Francês do Departamento de Línguas e Culturas da UA (DLC) realiza esta terça-feira, 19 de Maio, a partir das 10h00, na sala 2.0.3 do deste departamento, a segunda edição da «Journée Entreprises», dedicada este ano à ligação existentes entre as Línguas e as Empresas.

Reunirá mais de uma dezena de empresários de várias empresas da região. Com o tema «Le Français des Affaires Les Affaires en Français», a iniciativa pretende dar a conhecer aos estudantes universitários o aproveitamento do Francês em ambiente empresarial.

Promovida em cooperação com os Serviços culturais da Embaixada de França, a Journée Entreprises reunirá representantes de empresas cujas actividades comerciais abrangem mercados francófonos ou manifestam situações profissionais envolvendo concretamente aquela língua, como é o caso da Décathlon, Renault Cacia, Jumbo-Auchan, Alleluia, Frameworks ou Teka. A esta mesa redonda juntar-se-ão vários alunos estagiários e ex-alunos do DLC, cujo testemunho contribuirá também para melhor situar o Francês nas Empresas.

Marcará presença também Anne-Laure Stamminger (adida cultural do Consulat général de France à Porto) para falar sobre o estado das relações comerciais luso-francesas; Frédéric Fioletti (coordenador do CFC de Aulnay-sous-Bois) que virá animar um workshop, aberto a estudantes e docentes, dedicado a entrevistas de recrutamento; e, ainda, o Professor António Carrizo Moreira, do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da UA, convidado a intervir sobre empreendedorismo.

Além das conferências, do workshop e da mesa redonda, o programa da Jornada contempla ainda a apresentação de sites especializados no Francês empresarial. As actividades previstas nesta Jornada são abertas a toda a comunidade e a entrada é gratuita.

Com este evento, os responsáveis pela Organização pretendem «evidenciar que o Francês é uma língua de comunicação de relevância inquestionável no mundo empresarial, nomeadamente no que diz respeito às relações comerciais e financeiras.

Esta importância do Francês assim como de outras línguas estrangeiras, como o Alemão, o Espanhol, o Inglês, o Árabe ou o Chinês é sem dúvida uma das razões pelas quais a Universidade de Aveiro tem apostado em novos planos de estudos para as licenciaturas e mestrados de Bolonha ministrados pelo Departamento de Línguas e Culturas, nomeadamente: Línguas e Relações Empresariais, Tradução, Estudos Editoriais e Línguas, Literaturas e Culturas».

Programa

10h00: «Les relations commerciales luso-françaises», Anne-Laure Stamminger (Adida para o Francês e a cooperação universitária, Consulat général de France à Porto) em colaboração com a Organização

10h45: «L’ entretien d’embauche» (atelier), Frédéric Fioletti (Coordenador do Centre de Formation Continue de Aulnay-sous-Bois)

14h00: Intervenção sobre empreendedorismo, Prof. Doutor António Carrizo Moreira (DEGEI)

14h30: Mesa redonda com empresários / empresas da região e antigos alunos do Departamento

Empresas:
Aleluia – Dr. Pedro Rosete
Décathlon – (a designar)
Frameworks – Dra. Denise Branco (gerente)
Jumbo Aveiro – Dra. Elisete Carvalho (RRH)
Renault C.A.C.I.A. – Dra. Isabel Pereira (Assistente de Comunicação Interna)
Teka - Dr. Sérgio Fonseca (Product Manager)

Estudantes
João Vítor Ferreira - Curso de Línguas e Relações Empresariais do Departamento de Línguas e Culturas - Estagiário da Teka
Ana Sofia Dias Ribeiro - Curso de Línguas e Relações Empresariais do Departamento de Línguas e Culturas – 1º ano

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind