Terça-feira, 19 de Março de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Filme premiado no EUA
2009/03/11

O filme português de animação «Até ao Tecto do Mundo», cujo contexto tecnológico inovador de produção foi objecto de investigação no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, voltou a ser premiado nos Estados Unidos da América.

Com o «Profissional Animation Golden Lion Award» no «12º George Lindsey UNA Film Festival» - um festival que integra o Top 20 dos maiores eventos do sudeste norte-americano, e com o «Aloha Accolade Award» no «Honolulu International Film Festival» - o filme da autoria de António Costa Valente, Vítor Lopes e Carlos Silva, produzido integralmente em Portugal no estúdio de animação do Cine-Clube de Avanca foi, uma vez mais, galardoado nos EUA.

A longa-metragem foi, em 2008, um dos filmes portugueses mais premiados em festivais no estrangeiro. A estes dois galardões juntam-se dois outros conquistados também em solo norte-americano, em festivais na Carolina do Norte e na Califórnia. «Até ao tecto do Mundo» foi ainda distinguido em Vancouver (Canadá) e foi já exibido em festivais de quatro continentes, estando prevista a sua próxima estreia em África. Logo que os acontecimentos mais recentes o permitam, este filme terá distribuição por todo o território da Guiné-Bissau, ainda antes da exibição em Portugal, o que constituirá um acontecimento inédito.

Ainda em Março, o filme participa, como finalista, na competição do «South Beach Animation Festival», a decorrer na Florida, entre os dias 26 e 29, e a versão em língua turca do filme será exibida no Chipre, integrando a «Children’s Film Week».

Com música do Maestro António Vitorino d’Almeida e vozes de Isabel Queirós Ângela Marques, Fernando Mendonça, Jorge Vasquez, Lucinda Afonso, Nuno Simões, Patrícia Franco, Pedro Mendonça, Rui Lopes, Rui Oliveira e Rute Pimenta, «Até ao Tecto do Mundo» é um filme para crianças, produzido com o apoio financeiro do ICA / Ministério da Cultura, da RTP e com participações diversas, nomeadamente do Instituto da Juventude.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind