2009/01/15 A XXIII edição da Descida da Ria de Aveiro realiza-se este domingo, 18 de Janeiro, às 12:00h no Canal de Mira, em Ílhavo, um teste para o Campeonato Nacional de Fundo, um duelo Ibérico no fim-de-semana seguinte, a 25 de Janeiro.
A aferição dos resultados será feita pela Federação Portuguesa de Remo e pela Associação de Remo da Beira Litoral.
Participam na prova organizada pelo lube dos Galitos, os espanhóis do Náutico de Vigo que têm três vitórias na prova e o Club de Remo Del Minho que recentemente venceu a Regata de Natal no Douro.
Estão em disputa os Troféus Pista Olímpica Rio Novo do Príncipe e Cidade de Aveiro, respectivamente para as regatas de Shell de Oito Masculino e Quadriscull Feminino, réplicas das embarcações envolvidas, feitas em madeira e prata, que serão entregues às equipas que vencerem três vezes consecutivas ou cinco alternadas.
No Shell de Oito, o Real Club Náutico de Vigo é o clube com mais vitórias alcançadas (três), seguido do Sporting Clube Caminhense (duas) e do Clube dos Galitos com uma vitória.
A descida acontece depois da «surpresa da vitória alcançada pelo Remo Del Minho na Regata do Natal, da luta oferecida pelo Clube dos Galitos à prestigiada equipa inglesa da Universidade de Oxford no passado fim de semana em Avis, contando ainda com a presença do Caminhense, actuais campeões nacionais e do Naútico de Vigo que pretende a breve prazo conquistar o troféu em disputa, prevê-se um luta muito renhida até aos últimos metros de prova», segundo comunicado do Clube dos Galitos.
Segundo o comunicado, o Clube Infante D. Henrique e Fluvial Portuense «com equipas reforçadas e já tendo demonstrado bom andamento são as outras equipas, que correndo por fora, prometem lutar pelos primeiros lugares». |