Sexta-feira, 26 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Investigadores na Reviews of Modern Physics
2008/10/13

Três investigadores do Departamento de Física da Universidade de Aveiro, Sergey Dorogovtsev, Alexander Goltsev e José Fernando F. Mendes, publicaram esta segunda-feira, 6 de Outubro, um artigo na «Reviews of Modern Physics» sobre a física de redes complexas.

É a terceira vez que uma investigação de origem portuguesa vê os seus resultados publicados na revista de maior impacto na área da Física.

Segundo comunicado da UA, «nos últimos anos, foram dados passos importantes em direcção à compreensão dos fenómenos críticos observados em redes complexas. Os resultados, conceitos e métodos deste rápido desenvolvimento foram analisados no artigo de revisão «Critical phenomena in complex networks», da autoria de dos investigadores José Fernando F. Mendes, Alexander Goltsev e Sergey Dorogovtsev. Uma ampla perspectiva sobre fenómenos cooperativos definidos sobre redes, a suas transições de fase e outros efeitos colectivos, e também aspectos dinâmicos como sincronização são aqui discutidos.

O paper aborda e analisa possíveis respostas a algumas das grandes questões que envolvem a problemática, nomeadamente, em relação ao que é comum a todas as redes, aos seus princípios gerais de organização e evolução, ao desenho de uma rede óptima ou qual a melhor arquitectura para obter um dado objectivo e aos fenómenos de sincronização. O artigo faz ainda referência à relação existente entre as leis da natureza e as redes de comunicação, biológicas e sociais e ao contributo das redes complexas no controlo de epidemias ou transmissão de doenças sexuais (SIDA), vírus em computadores, gripe das aves, etc. e na organização de grupos sociais ou animais para se protegerem e para se auto-organizarem.

A noção de «rede» é fundamental nos nossos dias, uma vez que vivemos num mundo rodeados de redes onde tudo está espantosamente perto de tudo. As redes sociais e económicas que nos rodeiam (Internet, WWW, facebook, hi5, email, telemóveis, só para citar alguns exemplos...) estão a mudar as nossas vidas e mesmo as mais pequenas entidades biológicas como a célula são baseadas em várias redes biológicas. Redes cuja arquitectura é mais complexa do que a grafos aleatórios estão omnipresentes em toda a parte. Todas elas revelam um comportamento crítico incomum devido à sua inomogeneidade. O facto de apresentarem um conjunto de características como: serem compactas, apresentarem distâncias curtas entre quaisquer dois nodos e o facto de apresentarem arquitecturas complicadas induzem comportamentos críticos dramaticamente distintos do observado em redes convencionais reticuladas».

José Fernando Mendes é Professor Catedrático no Departamento de Física da Universidade de Aveiro, onde é actualmente Presidente do Conselho Directivo. Nasceu no Porto, e estudou na Universidade do Porto onde obteve o doutoramento em 1995, fez um pós-doutoramento na Universidade de Boston em 1996. A sua actividade de investigação desde 1998 centra-se no estudo de redes complexas. Publicou um artigo de revisão em co-autoria com S. Dorogovtsev em 2002 que é uma referência na área (é o artigo mais citado em Portugal em todas as áreas da Ciência). Em 2003 publicou um livro na Oxford University Press (Evolution of Networks) igualmente em co-autoria com S. Dorogovtsev. Recebeu o Prémio Gulbenkian Ciência em 2004. Recentemente foi convidado a proferir uma palestra na reunião anual da Academia Europeae.

Alexander Goltsev é Investigador no Departamento de Física da Universidade de Aveiro. Nasceu na Ucrânia e estudou em San Perterburgo na Universidade Estadual de São Peterburgona Russia. Obteve o seu PhD no prestigiado Ioffe Physical-Technical Institute, em São Petersburgo, em 1981. É físico teórico na área da material condensada e teoria de redes complexas. As suas investigações no efeito acústico-eléctrico em magnetes foram premiadas com o prémio Ya. I. Frenkel em 2005 e com o prémio da Academia Russo-Polaca de Ciências em 2008. Desde 2002 trabalha com S. Dorogovtsev e J.F.F. Mendes no campo das redes complexas, onde é autor de inúmeras publicações.

Sergey Dorogovtsev é Investigador Coordenador no Departamento de Física da Universidade de Aveiro. Nasceu em S. Peterburgo e obteve o doutoramento, em 1981, no famoso Ioffe Physical-Technical Institute, na área de Física Teórica. Trabalhou na Universidade do Porto desde 1999 como investigador convidado e na Universidade de Aveiro desde 2004. Publicou um livro na Oxford University Press (Evolution of Networks, 2003) em co-autoria com J. F. F. Mendes e recebeu o Prémio Gulbenkian Ciência em 2004.

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind