Quinta-feira, 25 de Abril de 2024  Negócios   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
271 PME Líderes são do Distrito de Aveiro
2008/10/13

O Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI) reúne esta terça-feira, em Santa Maria da Feira, no Europarque, as cerca de 2100 pequenas e médias empresas distinguidas como PME Líder, 271 de Aveiro, numa cerimónia que conta com a presença do Ministro de Economia e da Inovação.

As 271 PME Líderes de Aveiro são empresas que geram um volume de negócios total de 1,7 mil milhões de euros e empregam mas de 17 mil trabalhadores. A maior percentagem está em Lisboa (17,6%), Porto (16,3%), e Aveiro (12,8%).

Os critérios são a «solidez financeira, perfil de risco e qualidade de desempenho, de perfil superior, que têm sabido adaptar-se às condicionantes do mercado, mantendo altos padrões competitivos e contribuindo activamente para dinâmicas de desenvolvimento local». São PME que «demonstram muito boa capacidade para usar o seu activo na criação de valor».

A nível nacional, as PME Líder têm em média 51 trabalhadores e apresentam um volume de negócios perto dos 7 milhões de euros.

No total geram mais de 124 mil empregos e facturam mais de 14 mil milhões de euros por ano. O activo líquido global destas empresas é superior a 11 mil milhões de euros.

A maioria da facturação das PME Líder é realizada em Portugal, mas as exportações têm vindo a ganhar importância, com crescimentos superiores a 19% em mais de metade destas empresas.

Estas PME criam, em média, 2,6 milhões de valor acrescentado bruto e em mais de metade destas empresas o VAB gerado representa mais de 74% do activo líquido.

Mais de 70% das PME Líder são do comércio e indústria e a seguir estão a construção e os serviços.

O estatuto PME Líder
«O estatuto PME Líder foi criado pelo IAPMEI no âmbito do programa FINCRESCE e tem como objectivo valorizar as melhores performances empresariais e abrir caminhos para a consolidação de estratégias de crescimento e liderança de PME.

Em parceria com os cinco principais bancos, o Turismo de Portugal, e um conjunto de instituições prestadoras de serviços ao segmento das PME, o IAPMEI pretende premiar o mérito destas empresas e reunir um pacote de soluções à medida que envolvem condições de maior facilidade no acesso ao crédito, melhores condições de financiamento e de aquisição de produtos ou serviços, maior simplificação no relacionamento com a banca e a administração pública, bem como um certificado de qualidade para reforçar a sua relação com o mercado».

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind