Domingo, 28 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Dia Europeu Sem Carros em Aveiro
2008/09/17

A Câmara de Aveiro preparou o programa para o Dia Europeu Sem Carros, na segunda-feira, 22 de Setembro, entre as 10:00h e as 18:00h, na Praça do Mercado Manuel Firmino.

Será proibido o trânsito de veículos a motor na envolvente do Mercado Manuel Firmino (Travessa do Mercado e Cais do Cojo) das 8.00 às 19.00 horas, exceptuando os veículos de transporte colectivo de passageiros, com motor a combustão, afectos à prestação de socorro urgente e veículos de polícia, dos residentes, no sentido do trânsito de saída da área de intervenção e táxis. O horário para cargas e descargas é até às 9.00 horas.

Durante todo o dia, das 10.00 às 18.00 horas, na Praça do Mercado Manuel Firmino serão instalados insufláveis, karts (de manhã termina às 12.00 horas); apresentação do filme didáctico “Ar”; rastreio de pneumologia (Sub-região de Saúde de Aveiro); Laboratório Móvel de Monitorização da Qualidade do Ar (CESAM - Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Universidade de Aveiro); Exposição ‘Alterações climáticas e efeito de estufa’ e Exposição ‘Qualidade do ar na cidade de Aveiro’ (GEMAC- Grupo de Emissões, Modelação e Alterações Climáticas da Universidade de Aveiro); Exposição e Test Drive do veículo híbrido Toyota Prius (Caetano Auto (Centro).

Das 13.00 às 17.00 horas, no Viver a Cidade! há jogos ambientais, oficina ambiental ‘Moinhos de Vento’, inquérito ao público sobre hábitos de transporte) pela ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental.

Como medidas permanentes a autarquia irá encerrar ao trânsito da Rua dos Marnotos, na Vera Cruz, sendo somente permitido cargas e descargas e será concluída a pista ciclável entre a Passagem Inferior da Forca, Rotunda da Sé, Rotunda do Hospital e Rua da Pêga, com ligação à Universidade de Aveiro.

O objectivos é «encorajar o aumento de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável e, em particular, com a protecção da qualidade do ar, com a mitigação do aquecimento global e com a redução do ruído; consciencializar os cidadãos para os efeitos que a sua escolha de um modo de transporte, terão na qualidade do ambiente; proporcionar aos cidadãos oportunidades para se deslocarem a pé, utilizarem a bicicleta e os transportes públicos, em vez do automóvel privado; e facultar aos cidadãos uma oportunidade para re-descobrirem a sua cidade, os seus habitantes e o seu património, num ambiente mais saudável e agradável».

Para avaliar a iniciativa será efectuada a 'Sondagem da Opinião Pública', através da realização de um inquérito tipo disponibilizado pela organização europeia.

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind