2008/08/08 A praia de Esmoriz pode ser, de novo, usada para fins balneares, por se ter constatado que a qualidade da água balnear é compatível com as exigências em matéria de saúde dos utilizadores, segundo comuniacdo da Câmara de Ovar.
A decisão foi tomada na sequência de comunicação da ARS Centro, e após análises efectuadas em resultado da abertura da Barrinha pela CCDR Centro.
A auatrquia acrescenta que «a Câmara Municipal de Ovar tem vindo a reiterar a necessidade de conclusão da rede de saneamento em alta em Santa Maria da Feira (em curso pela SIMRIA), a necessidade de ligações dos sistemas em baixa à rede da SIMRIA e de uma fiscalização permanente impeditiva de atentados ambientais, indispensáveis à despoluição da Barrinha».
Acrescenta ainda que «além disso, ainda esta semana, insistiu na necessidade de acelerar, no âmbito do Pólis da Ria, o processo de dragagem e requalificação da Barrinha (que contempla já um investimento inicial de cerca de três milhões de euros)».
Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Ovar, Manuel Alves de Oliveira, «importa dar passos seguros e claros e prosseguir com acções concretas que ponham termo a este problema e que são sempre mais eficazes e necessários que o histórico e gasto discurso da inoperância e da lamentação. Até que a Barrinha possa, como deve ser, comunicar livremente com o mar, sem riscos para a saúde pública e com vantagens para a promoção turística da cidade de Esmoriz e do concelho de Ovar».
|