Quinta-feira, 28 de Março de 2024  Negócios   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Granéis alimentares recebe primeiro navio
2008/08/01

O terminal de granéis alimentares que a Socarpor (Aveiro) instalou esta sexta-feira, em Aveiro, o primeiro navio.

Após esta fase de testes, o terminal estará pronto a funcionar dentro de uma semana.

O Swami foi o primeiro navio a escalar o novo terminal de granéis alimentares de Aveiro. Chegou ao princípio da manhã desta quinta-feira, com 3 850 toneladas de cevada a bordo para descarga nas novas instalações.

A operação foi «destinada a aperfeiçoar procedimentos e a testar os novos equipamentos instalados, pelo que, dentro de uma semana este terminal estará totalmente operacional. O terminal de granéis alimentares de Aveiro representa um investimento privado de 25 milhões de euros. Tem 16 silos e equipamentos de carga/descarga, totalmente automatizados e em circuito fechado», segundo comunicado do Porto de Aveiro.

A capacidade de armazenamento do terminal é de 60 mil toneladas e a capacidade anual de movimentação de cargas de cerca de 1,6 milhões de toneladas.

É «o mais recente e inovador terminal de granéis alimentares do País e a Socarpor prevê ritmos de movimentação de cargas de mil toneladas/hora para os navios, 500 toneladas/hora para a ferrovia e 350 toneladas/hora para camião. O objectivo para o primeiro ano completo é movimentar meio milhão de toneladas.

Com o novo terminal, a Socarpor pretende fornecer a região de Castela e Leão, utilizando para o efeito a ligação ferroviária, que estará operacional no final de 2009. Também em 2009 será efectuada a melhoria das acessibilidades marítimas, com fundos de -12,5 metros, que permitirão a escala de nvios em Aveiro de navios de maiores dimensões.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind