Quinta-feira, 25 de Abril de 2024  Negócios   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Portucel Soporcel apoia restauro
2008/05/17

O grupo Portucel Soporcel anunciou o apoio de a intervenção de restauro do “Túmulo de D. João de Albuquerque e de sua mulher D. Helena Pereira”.

Trata-se de uma peça de «escultura tardo-medieval de grande valor artístico pertencente ao acervo do Museu de Aveiro e que perpetua a memória de uma personalidade histórica ligada à região de Angeja, freguesia limítrofe da zona onde está instalada a Fábrica de Cacia, uma das três unidades fabris do Grupo».

O apoio mecenático foi assinado esta sexta-feira pelo Director da Fábrica de Cacia, José Nordeste, e pela Directora do Museu de Aveiro, Ana Margarida Ferreira.

José Nordeste disse que «um dos eixos estratégicos da política de responsabilidade social da Empresa visa, precisamente, o apoio empenhado à preservação e valorização do património cultural das regiões onde se localizam as suas unidades fabris, estreitando assim os laços com as comunidades locais».

Senhor de Cacia e Angeja A peça a restaurar com o apoio do grupo Portucel Soporcel, que ocupará um lugar de destaque na galeria do rés-do-chão do Museu, é uma arca tumular de forma paralelipipédica rectangular, em pedra calcária branca, de D. João de Albuquerque (fidalgo - cavaleiro de D. Afonso V, Senhor de Cacia e Angeja) e de sua mulher D. Helena Pereira, (Condes da Feira), com a estátua jacente daquele sobre a tampa da arca tumular.

O túmulo tem como decoração seis escudos heráldicos de D. João de Albuquerque e de D. Helena Pereira, apresentando as quatro faces maiores (rectangulares) e menores (quadradas) da arca tumular uma decoração vegetalista a encher o fundo, que intercala os diversos escudos heráldicos, sendo a da face de trás do túmulo, de gosto já próximo do estilo “Renascença”. O túmulo assenta em quatro pés, três deles ainda em forma de leão sentado de frente, com a cabeça voltada para fora, com as patas dianteiras estendidas».

Denominação Túmulo de D. João de Albuquerque

Matéria / técnica: pedra calcária de Ançã / Portunhos / esculpido

Dimensões: A 157 x C 230 x L 172 cm

Autoria: Trabalho português / Região Centro / “Escola coimbrã”

Datação / Época: séc. XV - 1478

Estilo: Gótico tardio, dito “peninsular”

Proveniência: "Capela da Igreja do Convento de Nossa Senhora da Misericórdia, (Ordem Dominiana masculina), actual Sé de Aveiro.

Exposições Internacionais: Exposição Universal de Sevilha – Sevilha – 1992

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind