Quinta-feira, 25 de Abril de 2024  Negócios   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Prémio ZON Criatividade em Multimédia
2008/04/09

O Prémio ZON Criatividade em Multimédia quer distinguir os trabalhos multimédia mais criativos, inovadores e susceptíveis de implementação prática, da autoria de estudantes, investigadores, professores e amadores de qualquer idade.

A sessão de apresentação está marcada para esta quarta-feira, às 15h00, no Anfiteatro do Departamento de Engenharia Mecânica.

O prémio anual tem um valor global de 200 000 Euros, distribuído por um prémio de 50 000 Euros para o primeiro classificado de cada uma das três categorias; - Prémio adicional de 50 000 Euros para o Grande Prémio, escolhido entre os vencedores das três categorias.

Os trabalhos «devem ser criativos, inovadores e de preferência susceptíveis de implementação prática», distribuídos pelas categorias Aplicações, Conteúdos multimédia e Curtas-metragens.

Aplicações
Pretende-se a submissão de aplicações inovadoras, úteis e adequadas a ambientes multimédia, nomeadamente em algumas das subcategorias:
a) Tratamento de média – edição, publicação, visualização e consumo, designadamente de fotos, vídeo e áudio;
b) Serviços partilhados em terminais distintos, nomeadamente Tv’s, Pc’s ou telemóveis;
c) Utilização de localização geográfica.
d) Personalização de serviços;
e) Redes sociais - aplicações de uso em rede (Internet fixa ou móvel).
f) Partilha de conteúdos;
g) Jogos multi-utilizador em ambientes virtuais;
h) Mash-ups - construção dinâmica de aplicações recorrendo a aplicações globalmente disponíveis na rede;
i) Integração de serviços para ambientes colaborativos. Por exemplo, edição e aprovação de documentos, workflow, e-mail, sms e agendas.

Conteúdos Multimédia
A categoria «Conteúdos Multimédia» abrange trabalhos de tema livre que utilizem as capacidades da narrativa digital multimédia para aplicação prática em um ou mais tipos de ecrã (televisão, computador ou telemóvel). O candidato poderá solicitar interactividade ao utilizador através de um processo de comunicação unidireccional ou bi-direccional. Para isso, poderá recorrer a uma ou mais técnicas e tecnologias, como hipertexto, jogos, realidade virtual, e a vários tipos de media em combinação, como fotografia, vídeo ou grafismo.
A título de exemplo, incluem-se nesta categoria:
a) Obras de jornalismo ou narrativas pessoais que utilizem fotografia, texto, narração, música, entrevistas, links e outros, solicitando comentários aos utilizadores;
b) Obras de ficção com a utilização de realidade virtual, música, diálogo ou links, sugerindo outros significados e interpretações e solicitando a intervenção do utilizador em jogos;
c) Obras interactivas, por exemplo, um jogo de estratégia online para vários jogadores, síncrono ou assíncrono;
d) Obras de colaboração que façam recurso à intervenção de diversos participantes;
e) Obras que promovam e desenvolvam a constituição de comunidades de interesses.

Curtas-Metragens
Inclui-se na categoria «Curtas-metragens» a obra cinematográfica de ficção, em imagem real ou animação, que expresse uma ideia concisa e contida em si própria, e cuja duração não exceda 15 minutos. Não contará, para este efeito, o tempo correspondente aos créditos finais.

Mais informações Prémio ZON Criatividade em Multimédia

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind