Sexta-feira, 29 de Março de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Robots na Universidade
2008/04/02

O Festival Nacional de Robótica começa esta quarta-feira na Universidade de Aveiro e termina domingo, 6 de Abril, e pode ser acompanhado, na íntegra, no canal Seca2.tv.

Os robots prestam provas nas várias ligas do festival, em condução autónoma (realizada desde a 1ª edição), e nas competições que seguem as regras oficiais do RoboCup: Liga de futebol de robôs médios, Ligas de futebol júnior, Busca e salvamento júnior e Dança.

Em simultâneo decorre a 13ª edição do Concurso Micro-Rato, competição robótica que se realiza desde 1995, com duas modalidades de participação distintas: «Micro-Rato», destinada a pequenos robots móveis e autónomos e «Ciber-Rato», uma competição em ambiente simulado entre agentes robóticos virtuais.

De 2 a 6 de Abril vão passar pelos pavilhões desportivos da Universidade de Aveiro e da EB 2/3 João Afonso de Aveiro, 180 equipas (40 sénior e 140 júnior), num total de 670 participantes provenientes de 72 instituições ibéricas.

Nos dias de festival, com entrada gratuita, há competições, demonstrações, visitas guiadas e palestras.

O Festival também é um encontro científico, onde investigadores e empresários nacionais na área da Robótica se reúnem para apresentar os mais recentes resultados da sua actividade.

Existirão ainda demonstrações permanentes de empresas do sector e de algumas das actividades em robótica aérea e submarina, protagonizadas pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).

O evento funcionará também como fase de pré-selecção para as equipas nacionais que irão participar no Robocup, competição a nível mundial, que decorrerá de 13 a 20 de Julho, em Suzhouna, China.

O Festival, organizado anualmente desde 2001, tem como objectivo a promoção da ciência e da tecnologia, junto dos jovens estudantes dos vários graus de ensino e do público em geral.

A par da competição no primeiro dia às 09h20, o Dr. Bradley Nelson, do ETH Zurich, «distinguished lecturer» da IEEE Robotics and Automation Socienty, dará a palestra de abertura na conferência associada ao festival (8th Conference on Autonomous Robot Systems and Competitions http://robotica.ua.pt/robotica2008/sm/main.htm).
Bradley Nelson, dará outra palestra, na Quinta-feira, dia 3, no âmbito das actividades do capítulo português da Robotics and Automation Socienty.

A organização é dos Departamentos de Electrónica Telecomunicações e Informática, Engenharia Mecânica, Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática da UA e da Fábrica – Centro de Ciência Viva de Aveiro.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind