Sexta-feira, 29 de Março de 2024  Negócios   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
PTI recebe Games@Large
2008/02/15

A PT Inovação recebe entre os próximos dias 18 e 20, em Aveiro, o grupo de investigadores do consórcio Games@Large para uma reunião técnica.

O Games@Large é um projecto do 6º Programa-Quadro da União Europeia, financiado no âmbito da prioridade para as tecnologias para a Sociedade da Informação, e «visa a exploração de novas tecnologias e cenários de negócio, no sector do entretenimento multimédia, designadamente, para jogos em rede».

O projecto tem a duração de 4 anos e «cobre todo o ciclo de pesquisa, desenvolvimento e implementação de uma nova solução para disponibilizar aos utilizadores, experiências de entretenimento únicas, baseadas em jogos de alta definição, seja em ambiente doméstico, em hotéis, seja em cruzeiros ou cafés-internet».

As instituições parceiras do Games@Large são universidades, institutos de investigação e empresas da área comercial das quais, onze são parceiros tecnológicos e quatro actuam na área da multimédia e das plataformas de distribuição de jogos. Os seus representantes vão estar reunidos, durante três dias, nas instalações da PT Inovação, em Aveiro, para debaterem as questões técnicas associadas à plataforma tecnológica que estão a desenvolver. Será também em Aveiro, no campus da PT Inovação, que o Games@Large, actualmente no seu segundo ano de execução, prevê para 2009 a implementação de um dos demonstradores do projecto, este, orientado para as potencialidades da solução no cenário doméstico. O demonstrador português irá permitir à PT Comunicações, avaliar a disponibilização de um novo serviço de games-on-demand sobre a sua rede de banda larga, proporcionando, assim, aos seus clientes, o acesso aos jogos em todos os pontos de uma casa e por todos os elementos da família.

O Projecto Games@Large
A nova plataforma em desenvolvimento no Games@Large, permitirá aos utilizadores experiências mais ricas e diversificadas de entretenimento, em ambientes familiares como o lar, em hotéis, lares de idosos ou cafés-internet. Tal plataforma assegurará facilidades permanentes de acesso a jogos com dispositivos convencionais, permitindo ainda, sessões simultâneas de jogo e a partilha da experiência entre os intervenientes. Os resultados deste projecto são aguardados com enorme expectativa, prevendo-se que venham a ser grandes, tanto o impacte na indústria europeia, como os benefícios para o consumidor. A facilidade de utilização, a disponibilidade de acesso a jogos, sem necessidade de novos dispositivos de hardware e a maior variedade de conteúdos de jogos disponíveis são vantagens para o consumidor. Em contrapartida, para a indústria dos jogos-vídeo e do edutainment, a solução em desenvolvimento no Games@Large vai potenciar novas possibilidades de crescimento do mercado das publicações, uma maior diversificação da oferta na cadeia de valor acrescentado dos fornecedores de serviços e ainda, estimular o aparecimento de dispositivos de gaming desenvolvidos na Europa, para competir com os de origem norte-americana e japonesa que dominam o mercado. Criar uma solução europeia para o mercado de massa de gaming, facilitando o acesso a esse mercado tanto aos criadores e editores de conteúdos, como aos fabricantes de dispositivos europeus para que nele possam obter posições de destaque, é um dos objectivos máximos do projecto.

O consórcio do Games@Large é integrado pelas seguintes instituições: Exent Technologies (coordenador) e AMU, ambas de Israel, Heinrich Hertz Institut (Alemanha), Philips Research, PiLab e EUT (Holanda), VTT (Finlândia), CTI e ATMEL (Grécia), Deuromedia (Áustria), CIBE e Mentelocale (Itália), Goldsmiths College (RU), GMH (França), além, da PT Inovação, em representação do Grupo Portugal Telecom.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind