Sexta-feira, 26 de Abril de 2024  Fora de Casa   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
Estúdio de Artes Performativas abre hoje
2007/10/31

O PERFORMAS Estúdio de Artes Performativas Contemporâneas abre esta quarta-feira em Aveiro, no Edifício Avenida, (antigo Teatro Avenida) e anuncia numa programação artística, pertinente e actual, com carácter regular e contínuo, e centrada nas “artes vivas”, arrancando com um primeiro ciclo de programação designado por “ainda em obras”,apresentando uma instalação, uma performance e um programa de café concerto.

O novo espaço artístico apresenta um primeiro ciclo de programação, entre 31 de Outubro e 10 de Novembro com um programa de café Concerto, uma instalação ambiental «Welcome Home!», de Yves Berndt dos Santos, comissariada por Elsa Aleluia, e a performance, com início às 22:00h, de quarta-feira a sábado, “A Espera”, inspirada em «À Espera de Godot» de Samuel Beckett e dirigida por Helena Botto.

O Estúdio Performas é constituído por uma sala-estúdio com aproximadamente 200m2 de palco e bancada para 120 espectadores, «privilegiando a polivalência da sala e do seu aproveitamento cénico, um espaço de lounge e café-concerto, camarins, área administrativa e zonas técnicas adequadas ao funcionamento.

A associação ProFormas administra o estúdio Performas sob a coordenação artística de Filipe Pereira, desenvolveu o ACTO - Instituto de Arte Dramática, em Estarreja, até 2006.

Depois do ciclo «ainda em obras, o ano de 2008 marcará o início de um arranque definitivo e além da programação regular são anunciadas «criações próprias, adequadas ao desenvolvimento do projecto e dos seus públicos, constituirá simultaneamente um segundo objectivo e um meio de intervenção.

Composta por três a cinco criações anuais, esta produção própria resultará da encomenda a artistas escolhidos, privilegiando a inovação estética e formal, a pertinência programática e o rigor da execução».

Filipe Pereira considera também a «participação em co-produções artísticas com parceiros locais, nacionais e internacionais, em áreas de relevante interesse para o desenvolvimento da iniciativa, eventos de reflexão e actividades de formação e sensibilização, bem como de ciclos temáticos e programas específicos, complementará os meios de intervenção escolhidos».

Para a «captação e fidelização de públicos», a componente associativa da estrutura é um meio importante para o conseguir. O projecto «desenvolver-se-á a partir de uma plataforma associativa que se pretende ampla e aberta: os frequentadores do estúdio Performas serão convidados a aderir à associação ProFormas, organização que, em conjunto com a entidade promotora, administrará o estúdio e o desenrolar do projecto. Os sócios desta entidade, para além de participarem no desenvolvimento do projecto, usufruirão de regalias atractivas, majoradas para os sócios mais jovens e para grupos sociais considerados alvo: estudantes, profissionais das artes e outros.

Programa do Café Concerto Às 23:30h
31 Outubro. Wine & Pine
1 Novembro. Marcelo Miranda
2 Nov. Gira Sol Azul Trio
3 Nov. Malvasia
7 Nov. Lupa
8 Nov. Ao Toque da Concertina
9 Nov. Carioca Express
10 Nov. Luís Lapa e Acácio Salero

site do Performas – Estúdio de Artes Performativas

blog

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind