Quinta-feira, 25 de Abril de 2024  Negócios   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Viaduto entregue à Somague
2007/09/09

A empreitada da Ligação Ferroviária ao Porto de Aveiro – Entre o km 0+000 e o Viaduto de Acesso à Ponte da Gafanha” (1ª Fase) foi entregue à empresa Somagu Engenharia S.A, pelo valor 27.793.297,74 Euros e tem um prazo de execução de 730 dias.

A segunda diz respeito ao Ramal Ferroviário de Acesso ao Porto de Aveiro e a terceira diz respeito á Via-férrea entre o km 0+000 e o Porto de Aveiro e 1ª Fase dos Feixes Ferroviários do Porto de Aveiro.

O Projecto de Ligação Ferroviária ao Porto de Aveiro representa um investimento estimado de 84 milhões de euros, cuja materialização se assume como decisiva na melhoria da competitividade da infra-estrutura portuária e do transporte ferroviário de mercadorias.

Associada a este Projecto está a construção da Plataforma Multimodal de Cacia, consignada em 11 de Janeiro de 2007, que permitirá uma efectiva utilização do novo Ramal, assegurando a ligação à rede convencional.

A materialização do Ramal encontra-se estruturada nas seguintes empreitadas:

- 1ª Fase – “Entre o km 0+000 e o Viaduto de acesso à Ponte da Gafanha (inclusive)”;
-
O traçado do Ramal Ferroviário de Ligação ao Porto de Aveiro, com uma extensão total de cerca de 8,8 km, inicia-se ao km 274+600 da Linha do Norte (a sudoeste da povoação de Mataduços), e termina, a norte da Gafanha da Nazaré, junto ao Terminal Norte do Porto de Aveiro.

A directriz do Ramal Ferroviário acompanha, paralelamente, a A25 e o interceptor do Sistema Integrado Multimunicipal de Recolha, Tratamento e Rejeição dos Efluentes Líquidos da Ria de Aveiro (SIMRIA), e cruza o Canal da Esgueira, o Canal de São Roque, o Canal das Pirâmides e o Rio Bouco em obras de arte com as seguintes características:

- Viaduto Nascente de Acesso à Ponte das Pirâmides – com 2.823m;
- Viaduto Poente de Acesso à Ponte das Pirâmides – com 976m;
- Ponte das Pirâmides – com 175m, correspondente a um vão central de 75m e a vãos laterais de 25m, dois de cada lado do vão central. Trata-se de uma estrutura singular composta por tirantes de suspensão e de retenção a cruzar-se a eixo dos pilares que suportam o vão central a 15 m acima do tabuleiro;
- Ponte da Gafanha – com comprimento de 197m, correspondentes a cinco tramos intermédios com 30m e tramos extremos com 27 e 20 metros.

No troço compreendido entre o Rio Bouco e a entrada do porto, o traçado atravessa a Gafanha da Nazaré, pelo que se apresenta mais sinuoso, dada as características urbanas da envolvente.

Neste troço está prevista a construção dos restabelecimentos e obras de arte da futura Via de Cintura Portuária, que garantirão a ligação da povoação da Gafanha com a área portuária, e a construção de passagens desniveladas ao Ramal Ferroviário de acesso ao Porto de Aveiro.

Para obviar o constrangimento criado pelo Ramal de Ligação ao Porto de Aveiro, no acesso à Zona dos Pequenos Estaleiros e Envolvente do Terminal Sul do Sector Comercial do Porto de Aveiro, será, também, executada uma nova via de acesso com uma extensão aproximada de 3.710m.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind