Domingo, 17 de Fevereiro de 2019  Negócios   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Viaduto entregue à Somague
2007/09/09

A empreitada da Ligação Ferroviária ao Porto de Aveiro – Entre o km 0+000 e o Viaduto de Acesso à Ponte da Gafanha” (1ª Fase) foi entregue à empresa Somagu Engenharia S.A, pelo valor 27.793.297,74 Euros e tem um prazo de execução de 730 dias.

A segunda diz respeito ao Ramal Ferroviário de Acesso ao Porto de Aveiro e a terceira diz respeito á Via-férrea entre o km 0+000 e o Porto de Aveiro e 1ª Fase dos Feixes Ferroviários do Porto de Aveiro.

O Projecto de Ligação Ferroviária ao Porto de Aveiro representa um investimento estimado de 84 milhões de euros, cuja materialização se assume como decisiva na melhoria da competitividade da infra-estrutura portuária e do transporte ferroviário de mercadorias.

Associada a este Projecto está a construção da Plataforma Multimodal de Cacia, consignada em 11 de Janeiro de 2007, que permitirá uma efectiva utilização do novo Ramal, assegurando a ligação à rede convencional.

A materialização do Ramal encontra-se estruturada nas seguintes empreitadas:

- 1ª Fase – “Entre o km 0+000 e o Viaduto de acesso à Ponte da Gafanha (inclusive)”;
-
O traçado do Ramal Ferroviário de Ligação ao Porto de Aveiro, com uma extensão total de cerca de 8,8 km, inicia-se ao km 274+600 da Linha do Norte (a sudoeste da povoação de Mataduços), e termina, a norte da Gafanha da Nazaré, junto ao Terminal Norte do Porto de Aveiro.

A directriz do Ramal Ferroviário acompanha, paralelamente, a A25 e o interceptor do Sistema Integrado Multimunicipal de Recolha, Tratamento e Rejeição dos Efluentes Líquidos da Ria de Aveiro (SIMRIA), e cruza o Canal da Esgueira, o Canal de São Roque, o Canal das Pirâmides e o Rio Bouco em obras de arte com as seguintes características:

- Viaduto Nascente de Acesso à Ponte das Pirâmides – com 2.823m;
- Viaduto Poente de Acesso à Ponte das Pirâmides – com 976m;
- Ponte das Pirâmides – com 175m, correspondente a um vão central de 75m e a vãos laterais de 25m, dois de cada lado do vão central. Trata-se de uma estrutura singular composta por tirantes de suspensão e de retenção a cruzar-se a eixo dos pilares que suportam o vão central a 15 m acima do tabuleiro;
- Ponte da Gafanha – com comprimento de 197m, correspondentes a cinco tramos intermédios com 30m e tramos extremos com 27 e 20 metros.

No troço compreendido entre o Rio Bouco e a entrada do porto, o traçado atravessa a Gafanha da Nazaré, pelo que se apresenta mais sinuoso, dada as características urbanas da envolvente.

Neste troço está prevista a construção dos restabelecimentos e obras de arte da futura Via de Cintura Portuária, que garantirão a ligação da povoação da Gafanha com a área portuária, e a construção de passagens desniveladas ao Ramal Ferroviário de acesso ao Porto de Aveiro.

Para obviar o constrangimento criado pelo Ramal de Ligação ao Porto de Aveiro, no acesso à Zona dos Pequenos Estaleiros e Envolvente do Terminal Sul do Sector Comercial do Porto de Aveiro, será, também, executada uma nova via de acesso com uma extensão aproximada de 3.710m.

Enviar por email  Imprimir
Costa a jeito
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind