Sábado, 4 de Maio de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Estação de lixos por financiamento da pista
2007/09/09

O concelhia de Aveiro do PS preferia que a estação de tratamento mecânico-biológico de resíduos sólidos urbanos não fosse instalada no concelho, concretamente em Eirol, apontada que está como hipótese de localização, noticia o Diário de Aveiro.

"«O partido, segundo o presidente da secção, Raul Martins, está disponível a discutir a implantação daquele equipamento, «desde que sejam dadas contrapartidas que justifiquem, sendo a primeira a garantia total do financiamento da pista de remo do Rio Novo do Príncipe, em Cacia.

«A Câmara nunca poderá abdicar do financiamento total da pista». É uma condição “sine qua non” para que «os aveirenses possam aceitar a vinda desse equipamento, a vir a estação tem de haver pista», defende Raul Martins.

Aponta ainda outras contrapartidas que «terão de ser dadas» como são, entre outras, a ligação de Mamodeiro e Aveiro-Águeda e o financiamento para fazer face aos descalabro das estradas e ruas do concelho.

Sobre a obra da pista, se não houver estação de tratamento e a contrapartida do financiamento da pista, Raul Martins diz que a Câmara «terá outras condições que certamente teve quando abriu os concursos mas, como até agora não as apresentou, o PS está muito desconfiado que haja, de facto, e da forma como estão a correr as coisas, que a pista seja alguma vez construída, e agora há uma ocasião de ouro para que o financiamento possa ser obtido».

Se não for assim, o PS considera que será «um fracasso total e não pode aceitar esse equipamento no concelho». Para o líder do partido, Aveiro «já deu exemplo de solidariedade» ao receber o aterro sanitário, em Taboeira. Uma nova estação terá consequências no atravessamento do concelho pelos camiões e os respectivos cheiros e o próprio movimento das viaturas, a necessidade de um aterro com as consequências negativas dos cheiros e da possibilidade da contaminação dos lençóis freáticos e da reserva de água que existe naquela zona.

Preocupa ainda o socialista o facto de Coimbra ser a cidade da saúde, Viseu a das rotundas e qualquer dia começam a dizer que Aveiro é a cidade dos lixos».

Entretanto, o PS teve conhecimento que o representante da Câmara Municipal de Aveiro na ERSUC, «já votou favoravelmente a vinda do equipamento para o concelho, exprimindo a posição da Câmara», por isso «vai tentar indagar e levar até às máximas consequências, quando é que a CMA deliberou mandatar o representante na ERSUC para aceitar a localização». Os socialistas vão «verificar as actas das reuniões para ver se houve discussão e aprovação e o mandato do vereador Pedro Ferreira no sentido de aceitar a vinda do equipamento para o concelho». - Diário de Aveiro (notícia on line não acessível)

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind