Sexta-feira, 19 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Voluntários vigiam distrito contra incêndios
2007/07/21

O programa Voluntariado Jovem para as Florestas, a cargo do IPJ - Instituto Português da Juventude conta no distrito de Aveiro com a participação de 450 voluntários numa acção até 30 de Setembro.

O programa reúne, este ano, sete mil voluntários em Portugal continental, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, e tem como objectivos a preservação dos recursos florestais e a prevenção contra os incêndios florestais. As últimas três edições desta iniciativa totalizaram uma participação de 25 mil voluntários.

Desde a primeira quinzena de Julho que o programa funciona nos 18 distritos de Portugal continental. Os voluntários que integram o programa recebem formação geral (relações interpessoais, direitos e deveres), ministrada pelo IPJ, e formação específica (normas e regulamentos, flora, orientação, cartografia e progressão no terreno, sinais de alerta e comunicações, técnicas de reflorestação), ministrada pelos Serviços da Protecção Civil.

Esta formação confere aos jovens aptidões para sensibilizar as populações para o risco de incêndio, vigiar as áreas delimitadas pelas entidades locais coordenadoras, limpar o lixo das áreas florestais e dos perímetros urbanos, manter e recuperar caminhos e terrenos, participar nos trabalhos para inventariar as necessidades de intervenção em termos de limpeza e registo de ocorrências, de modo a que, em colaboração com a Direcção-Geral dos Recursos Florestais, se consiga reunir dados para programação de acções futuras.


O apoio do COMPRO O QUE É NOSSO ao programa Voluntariado Jovem para as Florestas, visa alargar a visibilidade da campanha de sensibilização para o consumo de bens de origem nacional junto do público jovem. Insere-se no protocolo celebrado entre a AEP Associação Empresarial de Portugal e o IPJ, em Maio deste ano.

Até ao momento, a iniciativa COMPRO O QUE É NOSSO reúne 200 empresas, que representam 765 marcas nacionais e totalizam um volume de negócios de 5,6 mil milhões de euros (valores de 2005). Até final do ano a AEP pretende conseguir a adesão de 250 empresas e atingir, assim, as mil marcas nacionais e 7,5 mil milhões de euros de volume de negócios.

Todos os voluntários têm direito a seguro de acidentes pessoais, bolsa
diária de participação, vestuário identificativo do programa de voluntariado e do projecto COMPRO O QUE É NOSSO e equipamento próprio, nomeadamente meios de vigilância, orientação, sinalização e comunicação à distância.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind