Sexta-feira, 26 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Explosão de criação no Aveirense
2007/07/18

A Residência Artística – EXPLODIR – a decorrer no Teatro Aveirense entre 16 e 28 de Julho, reúne durante duas semanas 15 criadores de diferentes áreas: coreógrafos, bailarinos, actores, músicos, encenadores, artistas digitais, vídeo makers e sound makers, que serão motivados a trabalhar, improvisar e pesquisar em conjunto.

Segundo comunicado do teatro, «não há quaisquer objectivos de uma aproximação a um resultado final, à excepção de várias apresentações em processo, internas ou para um público especializado».

Contudo, espera-se que a médio prazo, «novas criações poderão surgir, nomeadamente, propostas e concorrentes interessantes para o projecto Jovens Coreógrafos, projecto com o qual esta residência passará a alternar bianualmente».

Em cada dois dias são reorganizados grupos multidisciplinares que apresentam o seu trabalho em processo e diversos criadores, observadores e formadores são convidados a participar através de uma aula, uma provocação ou um comentário.

EXPLODIR é composto por quatro ciclos de trabalho, que culminam com apresentações, no final de cada ciclo, quando determinado pelos participantes e formadores.

As apresentações acontecem nos dias 18, 21, 25 e 28 de Julho entre as 17H e as 18H30, no Teatro Aveirense.

Participam na 1ª Edição do EXPLODIR Jorge Loura, Inês Negrão, Lara Pereira, Marlon Fortes, Alfredo Martins, Jorge Ferreira, Miguel Estima, Victor Alves, Tânia Teixeira, Carolina Rodrigues, João Neves, Alexandre, Mariana Madaíl, Bruno dos Reis e João Raposo.

Os formadores convidados são Ludger Lamers, Vera Mantero, Margarida Mestre e Vítor Rua.

E$ste projecto deverá acontecer bianualmente, em alternância com o projecto Jovens Coreógrafos, que tem como finalidade incentivar a criação e produção coreográficas, oferecendo oportunidades de apresentação a jovens coreógrafos num projecto em que a experimentação e a análise são componentes do processo criativo.

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind