Sexta-feira, 26 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Era uma vez em Aveiro
2007/05/27

O site www.eraumavezemaveiro.com tem apresentação marcada para esta terça-feira, 29 de Maio, às 14:30h, na Igreja de Jesus, do Museu de Aveiro.

O site é o resultado do Projecto MUSEAVE, desenvolvido entre Fevereiro de 2005 e Dezembro de 2006, que resultou de uma candidatura ao Programa Aveiro Digital 2003/2006, inserido no eixo prioritário do Portugal Digital/ Cidades Digitais contemplado no POSI.
O Projecto teve como Entidade Beneficiária Principal o Instituto Português de Museus – Museu de Aveiro e Entidades Beneficiárias: a Câmara Municipal de Aveiro, Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e Câmara Municipal de Vagos.

O Projecto MUSEAVE, faz a «contextualização histórica da origem do Museu de Aveiro, a importância da ria e do sal, os materiais de construção do edifício, a vivência conventual, apresenta os espaços, equipamentos do Museu de Aveiro e das entidades participantes como o Ecomuseu e Casa Museu de Requeixo – Câmara Municipal de Aveiro, freguesia de Ouca – Câmara Municipal de Vagos e o Museu S. Pedro da Palhaça – Câmara Municipal de Oliveira do Bairro.

«Pretendeu-se cruzar o saber acumulado e a herança patrimonial local, criando uma aplicação digital que explorasse conteúdos museológicos e patrimoniais de forma lúdica, para uma faixa etária dos 8 aos 12 anos, que sirva de ferramenta pedagógica, recreativa e instrutiva, acessível via Internet, funcionando de uma forma optimizadora e inovadora», segundo um comunicado.
O site inclui os módulos «uma visita virtual aos sécs . XV e XVI, intitulada “Aveiro e o Convento no tempo da Princesa Joana”, na qual personagens dão a conhecer a vida no convento de Jesus e as suas relações com os territórios que o sustentavam, nomeadamente a Quinta de Ouca (Vagos), o Casal de Requeixo, as Salinas e S. Pedro da Palhaça.

Entre as personagens destacam-se a Princesa Joana, D. Brites Leitoa, nobre fundadora do convento, o navegador D. João Afonso de Aveiro, entre outras. O módulo “Saber Mais”, destinado a aprofundar conhecimentos sobre personagens, localidades, edificações, lendas, tradições, e acervos museológicos dos três concelhos participantes no projecto, podendo constituir um precioso auxílio para a elaboração de trabalhos escolares. O módulo do “Fórum”, pretende ser um espaço de discussão e de troca de ideias, onde as crianças poderão descobrir novos amigos, locais a visitar, etc.

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind