Domingo, 28 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Corrupção em Aveiro é «residual»
2007/05/21

No 1.º congresso distrital do Partido da Nova Democracia (PND), à pergunta no painel da tarde: «Há corrupção em Aveiro?» a resposta foi que existe mas com pouca relevância, noticia o Diário de Aveiro.

«As respostas foram dadas pelos convidados, António Nogueira Leite, ex-secretário de Estado do Tesouro e Finanças e Hermínio Loureiro, presidente da Liga de Clubes, partilhando os dois da opinião que o Estado é o «foco gerador de corrupção», como disse Nogueira Leite ou «o grande problema é a corrupção ligada ao Estado», afirmou Hermínio Loureiro.

Neste sentido, «o distrito de Aveiro pela importância da sociedade civil, pela força da universidade e pela característica empresarial, onde o Estado intervém pouco, é potencialmente um distrito que, a existir corrupção, é residual», disse o presidente da Liga.

Nogueira Leite tem uma opinião idêntica: «Sendo Aveiro, um distrito com uma sociedade civil pujante, com rotatividade de poder, de exigência democrática e valores éticos, não é das zonas do país mais
preocupantes, pode haver zonas mais óbvias».

Entre as participações do público, Jorge Ferreira, ex-cabeça de lista de Aveiro do PND nas anteriores legislativas, disse que «o problema é a passividade e provar a corrupção» e criticou a «recusa em divulgar a lista de proprietários de terrenos» da área prevista para a construção do aeroporto da Ota.

Como propostas de actuações, Nogueira Leite apontou para a «simplificação dos processos administrativos, a diminuição da dependência do Estado e uma sociedade civil mais pujante». Como exemplo apontou para os países do Norte da Europa, nos quais há um «grande escrutínio da actividade cívica, repreensão moral e cultura de aversão à corrupção e opacidade» além de considerar que «a guerra contra a corrupção ganha-se na prevenção mais do que na repressão». Como efeitos negativos num sistema em que a corrupção está presente, apontou para o desvio de recurso e afastamento das pessoas que podem servir o Estado. (...)» - noticia não disponível on line

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind