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Porto de Aveiro fundamental para ligação a Espanha
2007/03/29

Na intervenção da Secretária de Estado dos Transportes do Governo Português, na abertura do I Encontro Luso-Espanhol de Logística, em Salamanca, Ana Paula Vitorino destacou a ligação ferroviária ao Porto de Aveiro como «indispensável para aumentar a atractividade do porto, permitindo o alargamento do hinterland portuário à região de Castela e Leão».

Manteve a data prevista para a conclusão da obra, 2009, altura em que o Porto de Aveiro ficará «ligado à rede ferroviária nacional através das Linhas do Norte e da Beira Alta e, futuramente, à linha mista de velocidade elevada Aveiro - Salamanca, prevista no âmbito da Rede Ferroviária de Alta Velocidade"».

Uma ligação que permitirá articular os pólos logísticos da Zona portuária e de Cacia da plataforma portuária de Aveiro, «potenciando o aumento da movimentação de cargas por caminho-de-ferro a todo o hinterland portuário».

«Transformar» Portugal numa «plataforma atlântica» para os mercados ibérico e europeu foi o sentido do discurso da secretária de Estado dos Transportes.
A Secretária de Estado apresentou como «vantagem competitiva» o facto do que o porto de Aveiro ser o mais perto de Salamanca, particularmente a partir de 2009, quando estiver concluída a ligação ferroviária às linhas do Norte e da Beira Alta.

Para a governante, a cooperação em matéria de política de transportes e de grandes infra-estruturas de ligação entre Portugal e Espanha constitui «um domínio estratégico para a afirmação da competitividade internacional da economia dos dois países».

São quatro os grandes objectivos do Governo relacionadas com as grandes redes transeuropeias de transportes: a integração do território nacional no espaço europeu de mobilidade das pessoas, com destaque para as articulações com a rede ferroviária europeia de alta velocidade e para o desenvolvimento do transporte aéreo; garantir que os corredores prioritários viabilizem uma atenuação da perificidade e um acesso eficiente das mercadorias a todo o território ibérico e europeu; assegurar as condições de intermodalidade rodo-ferroviária, marítima e aérea que contribuam para a internacionalização da economia nacional e desenvolver o transporte marítimo de curta distância, potenciando alternativas, e criar novas oportunidades para o transporte ferroviário internacional de mercadorias, numa lógica de interoperabilidade".

O Porto de Aveiro é um dos promotores deste encontro que continua esta sexta-feira, organizado pela Zaldesa (a entidade responsável pela implantação da nova plataforma logística de Salamanca), em colaboração com o Ayuntamento de Salamanca, Junta de Castilla y Léon, Cámara de Comercio de Salamanca e Caja Duero.

A interoperabilidade das infra-estruturas logísticas, a situação logística do sector vitivinícola e das denominadas bio-energias são assuntos a abordar no encontro, assim como a apresentação dos portos de Aveiro e de Leixões.

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