Sábado, 20 de Abril de 2024  Negócios   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Investigação distinguida por companhia americana
2007/02/22

A Aluminum Company of America (ALCOA), distinguiu com o título de «Elevado Mérito Técnico e Científico em Investigação nas áreas de Deformação Plástica de Metais e Mecânica da Fractura» a investigação realizada pelos Professores da Universidade de Aveiro, José Grácio e Rui Cardoso, do Departamento de Engenharia Mecânica e Centro de Tecnologia Mecânica e Automação.

O prémio assume importância primordial para a UA, «uma vez que muito raramente é atribuído a investigadores que trabalham fora do espaço Americano», segundo comunicado daquele estabelecimento de ensino superior.

A investigação distingue-se pelo «excelente trabalho que estes dois investigadores têm vindo a desenvolver, sobretudo em ligas de alumínio, e que se traduziram na obtenção de outros prémios de relevo como por exemplo o Prémio Sigma Xi pelo melhor artigo científico publicado no International Journal of Plasticity em 2006.

O modelo computacional desenvolvido pelo Doutor Rui Cardoso, designado por CYSE «constitui parte integrante dos códigos MARK sendo por isso referido com frequência pelos investigadores da área de mecânica computacional».

O Prof. José Grácio tem a coordenação, na Europa, do projecto de desenvolvimento e caracterização de ligas de alumínio para a indústria automóvel em parceria com Instituições de I&D na China e Japão. «Este projecto tem sido coroado de êxito permitindo a obtenção de ligas de alumínio com elevada resistência e formabilidade», segundo a UA.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind