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Onze empresas concorrem à obra
2007/01/25

A REFER abriu, na passada terça-feira, as propostas ao concurso para a
realização do ramal ferroviário de ligação ao porto de Aveiro, noticia o Diário de Aveiro.

«Onze empresas apresentaram, até à passada terça-feira, na REFER, em Lisboa, propostas para a construção do ramal ferroviário de ligação da Linha do Norte (em Cacia) ao porto de Aveiro.

No total, sete agrupamentos de empresas e quatro empresas, de modo individual, concorreram a este concurso público internacional, sendo que a proposta mais baixa cifra-se nos 25,9 milhões de euros e pertence ao agrupamento de empresas Ramalho Rosa Cobetar/Obrecol, Obras e Construções SA.;

Por seu turno, a proposta com um valor base mais alto ronda os 37,9 milhões de euros e pertence ao agrupamento de empresas Sociedade de Construções Soares da Costa, SA/Monte Adriano, Engenharia e Construções, SA.

Das onze propostas apresentadas, destaque ainda para o agrupamento de empresas que envolve uma construtora aveirense, Conduril, SA/Rosas Construtores, SA, com uma proposta cujo valor base atinge os 29 milhões de euros;

A Mota/Engil, Engenharia e Construções, SA, em conjunto com a Construtora do Tâmega, SA, também apresentou uma proposta à REFER, cifrada em quase 28 milhões de euros.

A OPCA, que está a construir o Terminal Multimodal de Cacia (uma das obras envolventes à ligação ferroviária ao porto de Aveiro) também concorreu a esta obra juntamente com a Edifer Construções, SA, apresentando uma proposta no valor base de cerca de 29,5 milhões de euros.

Em termos "individuais", a Somague Engenharia, SA, e a Teixeira Duarte, SA, apresentaram, igualmente, propostas para a execução desta obra, com valores próximos dos 27,8 e 29,9 milhões de euros, respectivamente.

Saliente-se que este concurso público internacional visa a construção da primeira fase da ligação ferroviária do porto de Aveiro entre o Terminal Multimodal de Cacia e o viaduto de acesso à Ponte da Gafanha e compreende trabalhos de obras de arte, estrutura de contenção, terraplenagens, drenagens e vedações.

A obra inclui três viadutos, duas pontes e duas estruturas de protecção
correspondendo a 4.500 metros de vão, incluindo aproximadamente 15 quilómetros de fundações em estacaria, 27 mil metros cúbicos de betão e 4.500 toneladas de aço e vedações com a extensão de três quilómetros.

Esta empreitada tem um prazo de execução de 730 dias (dois anos), a contar da data de adjudicação da obra, e será co-financiada por Fundos Estruturais da União Europeia.

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