Sexta-feira, 29 de Março de 2024  Negócios   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Certificar a fogaça da Feira
2007/01/02

O Agrupamento de Produtores Artesanais de Fogaça da Feira promove, a 8 de Janeiro, no salão nobre do Castelo da Feira, uma Mostra de Fabrico da Fogaça, doze dias antes da tradicional Festa das Fogaceiras.

A certificação da Fogaça da Feira é um dos grandes objectivos do Agrupamento, mas o presidente do agrupamento, Manuel Cavaco, diz que é «um processo moroso, a desenvolver sem pressa».

O mais importante nesta fase, diz, é «sensibilizar os associados para a importância de manter a receita e o processo de fabrico originais e valorizar o respeito pelas normas de segurança e higiene na produção da Fogaça, credibilizando, cada vez mais, o produto».

Depois, «cumpridos estes requisitos», o agrupamento estará «em condições de concretizar o processo de certificação».

O forno começa a aquecer pelas 10:00h. A partir das 13:00h, os produtores locais começam a preparar a massa, «seguindo a receita original e o processo de fabrico tradicional, sempre acompanhados pelo Chefe Silva e por representantes da Agricert – Certificação de Produtos Alimentares, Lda.».

A produção seguirá «à risca a receita e o processo de fabrico deste pão doce típico de Santa Maria da Feira, para fazer pedagogia».
Pelas 18:00h haverá Fogaça a sair do forno.

O Agrupamento de Produtores Artesanais de Fogaça da Feira é constituído por 17 fabricantes, que participam nesta Mostra de Fabrico no Castelo.

Os ingredientes são água, fermento, farinha, ovos, limão, manteiga, canela, açúcar e sal - mas «o segredo está na forma como a massa é trabalhada e na temperatura ideal para a cozedura».

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind