Sexta-feira, 26 de Abril de 2024  Negócios   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Acordo entre Universidade e Porto de Aveiro
2006/12/19

A Universidade de Aveiro e a Administração do Porto de Aveiro assinam esta quarta-feira, 20 de Dezembro, um protocolo de cooperação, numa sessão marcada para as 10:00h na Sala de Traduções do edifício da Reitoria, para oficializar relações económicas.

A Reitora, Helena Nazaré, e o Presidente do Conselho de Administração, José Luís Cacho, subscrevem um protocolo que «visa promover o intercâmbio de ideias e experiências decorrentes da actividade de cada um dos outorgantes, incidindo em áreas de interesse comum, de onde se destacam vários aspectos económicos do sector portuário, como sejam questões relacionadas com a regulação económica do sector e aplicação da legislação da concorrência», segundo comunicado da Universidade.

São também objectivos gerais do protocolo, «ponderar o estabelecimento de mecanismos de cooperação que tornem possível a participação conjunta em estudos e acções de formação de carácter técnico, científico e de investigação e desenvolvimento no âmbito das áreas anteriormente assinaladas, assim como contribuir para a formação científica e profissional de licenciandos, mestrandos ou doutorandos na medida das possibilidades e sem prejuízo dos objectivos de cada uma das instituições outorgantes».

A gestão deste protocolo fica a cargo de uma Comissão Coordenadora, composta por «pelo menos um membro de cada instituição». A UA será representada pelo Presidente do Conselho Directivo do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial, Joaquim da Costa Leite, ou pelos docentes por ele designados, e a APA pelo seu Presidente do Conselho de Administração, ou por membros da APA por si designados».

Para Joaquim da Costa Leite, «é, para a Universidade de Aveiro e, em particular, para o seu Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial, «motivo de grande satisfação o estabelecimento deste protocolo de cooperação com a APA., que dá seguimento à forte aposta do DEGEI na área da Economia, quer ao nível da licenciatura, quer ao nível do mestrado».

A parceria é um mecanismo «muito interessante, mutuamente benéfico, de colaboração entre o meio académico e o meio empresarial, revestindo-se de um interesse muito especial por juntar duas importantes instituições da região Centro. O protocolo permitirá, por um lado, desenvolver e aprofundar diversos aspectos teóricos relacionados com a regulação económica e concorrência do e no sector portuário e, por outro, apoiar a APA em aspectos de cariz maisprático, numa altura em que se antevêem alterações significativas no modo de funcionamento do sector».

Para José Luís Cacho «a estratégia nacional de concessão a entidades privadas das operações portuárias tem vindo a ser executada na maioria dos portos. A APA tem como linha estratégica proceder ao estudo e concessão do Sector Norte do Porto de Aveiro. Por outro lado, os contratos de concessão já firmados - Terminal Sul, Reboques e Navalria - exigem um acompanhamento que facilmente se transpõe para o campo da regulação de mercado».

Ainda segundo ao administrador, «identificou-se a necessidade e oportunidade para dotar a empresa de know-how que lhe permita responder com valor acrescentado a estes novos desafios. O Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro tem vindo a desenvolver competências no campo das parcerias público-privadas, regulação económica e concorrência nos sectores das infra-estruturas públicas, surgindo assim, neste contexto, como o parceiro natural da APA em virtude da sua localização geográfica e competência adquirida».

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind