Quinta-feira, 18 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Prémio reconhece Aveiro destino de qualidade
2006/12/18

Aveiro é «primeira região de Portugal a ser reconhecida como destino costeiro turístico de qualidade, agradável tanto para os visitantes como para o ambiente com a atribuição, esta segunda-feira, do certificado “Quality Coast”, atribuído pelo projecto “CoPraNet – Coastal Practice Network”

O galardão foi atribuído no seguimento da candidatura ao programa “CoPraNet” (Região da Ria de Aveiro) que tem como objectivo «alcançar uma certificação internacional transparente, que demonstre a qualidade dos destinos turísticos – “QualityCoast”».

No decurso do projecto, a zona costeira de Aveiro, nomeadamente a Ria de Aveiro, foi escolhida como destino costeiro turístico ideal para integrar a fase piloto deste programa. Neste contexto, a região de Aveiro tem sido alvo de promoção em diversas conferências e workshops internacionais tanto dentro e fora da rede CoPranet. A última apresentação dos resultados das actividades piloto do Programa teve lugar no “European and French Shores”, na Baíe de Somme, nos dia 23 e 24 de Outubro passados.

São parceiros portugueses a Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Centroe o Instituto de Hidráulica e Recursos Hídricos da Faculdade de Engenharia do Porto, que esta segunda-feira promovem um workshop no âmbito do CoPranet, o qual intitularam “Gestão Integrada das Zonas Costeiras. Temos realmente Escolha?”.

O workshop é destinado a todos os interessados no desenvolvimento sustentável da zona costeira, nomeadamente eleitos e técnicos da administração local, regional e central, investigadores, estudantes, consultores. Trata-se de um momento de «partilha de experiências nacionais e internacionais de Boas Práticas de Gestão Integrada de Zonas Costeiras, aproveitando também para colocar em debate alguns dos instrumentos de política e gestão da zona costeira portuguesa, bem como apresentar ao nível nacional os principais resultados das actividades do projecto».

CoPraNet – Coastal Practice Network” agrupa várias regiões financiado pelo Programa INTERREG IIIC concebido para promover e desenvolver a troca de informação sobre boas práticas de gestão das zonas costeiras, em especial nos tópicos relacionados com o turismo sustentável, a erosão costeira e a gestão de praias.

O programa europeu “QualityCoast” tem como finalidade o desenvolvimento de uma certificação de qualidade para municípios e regiões costeiras. Através dos requisitos “TQS – Tourism Milestones” foi concluído que o Município de Aveiro apresenta condições naturais excepcionais para o desenvolvimento de um Turismo Sustentável sendo mesmo o único Município Português que obteve esta classificação e prémio.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind